???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3059
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | A atuação dos professores regente e de apoio na inclusão escolar : vivência numa escola pública no município de Itaberaí |
???metadata.dc.creator???: | Machado, Luciene Aparecida Ferreira Pinto Barroso, Raimunda de Sousa |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Morais, Lilian Barbosa de |
???metadata.dc.description.resumo???: | A inclusão permite aceitar o outro na sua singularidade, exigindo mudança na perspectiva educacional, e também na sociedade, pois é muito mais que integrar o aluno deficiente no ensino regular, implica em dar-lhe suporte e condições para que se desenvolva e aprenda como qualquer outra criança. Requer ainda a compreensão de todos os envolvidos nesse processo, isto inclui a família, a escola e a sociedade. Devido à importância de se promover a inclusão de forma emancipatória, este trabalho vem discutir a atuação dos professores regente e de apoio que trabalham diretamente com aluno com deficiência e abre caminho para levá-lo ao desenvolvimento. Faz-se um relato sobre a prática desses profissionais, sua formação, e indaga se as instituições se encontram preparadas adequadamente para este grande desafio. No primeiro capítulo, é feito um resgate sobre o início da inclusão no mundo e no Brasil, bem como as legislações que a amparam. O segundo capítulo ressalta a importância da formação inicial e continuada dos professores, para atuação com alunos com deficiência. O terceiro e último capítulo finaliza com a pesquisa de campo e estudo de caso, na qual se tenta um olhar mais amplo para a prática educativa direcionada ao aluno com deficiência. Acredita-se que a inclusão pode ser possível, desde que sejam respeitadas as diferenças, habilidades e limitações individuais de cada aluno. |
Keywords: | Formação Inclusão Pessoas com deficiência |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Itaberai |
???metadata.dc.publisher.program???: | Pedagogia |
Citation: | MACHADO, Luciene Aparecida Ferreira Pinto; BARROSO, Raimunda de Sousa. A atuação dos professores regente e de apoio na inclusão escolar: vivência numa escola pública no município de Itaberaí. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2017. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3059 |
Issue Date: | 7-Dec-2017 |
Appears in Collections: | Pedagogia / Itaberaí - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG 037 0020-2017.pdf | MG 037 0020-2017 | 366.67 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.