???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3059
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A atuação dos professores regente e de apoio na inclusão escolar : vivência numa escola pública no município de Itaberaí
???metadata.dc.creator???: Machado, Luciene Aparecida Ferreira Pinto
Barroso, Raimunda de Sousa
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Morais, Lilian Barbosa de
???metadata.dc.description.resumo???: A inclusão permite aceitar o outro na sua singularidade, exigindo mudança na perspectiva educacional, e também na sociedade, pois é muito mais que integrar o aluno deficiente no ensino regular, implica em dar-lhe suporte e condições para que se desenvolva e aprenda como qualquer outra criança. Requer ainda a compreensão de todos os envolvidos nesse processo, isto inclui a família, a escola e a sociedade. Devido à importância de se promover a inclusão de forma emancipatória, este trabalho vem discutir a atuação dos professores regente e de apoio que trabalham diretamente com aluno com deficiência e abre caminho para levá-lo ao desenvolvimento. Faz-se um relato sobre a prática desses profissionais, sua formação, e indaga se as instituições se encontram preparadas adequadamente para este grande desafio. No primeiro capítulo, é feito um resgate sobre o início da inclusão no mundo e no Brasil, bem como as legislações que a amparam. O segundo capítulo ressalta a importância da formação inicial e continuada dos professores, para atuação com alunos com deficiência. O terceiro e último capítulo finaliza com a pesquisa de campo e estudo de caso, na qual se tenta um olhar mais amplo para a prática educativa direcionada ao aluno com deficiência. Acredita-se que a inclusão pode ser possível, desde que sejam respeitadas as diferenças, habilidades e limitações individuais de cada aluno.
Keywords: Formação
Inclusão
Pessoas com deficiência
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Itaberai
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: MACHADO, Luciene Aparecida Ferreira Pinto; BARROSO, Raimunda de Sousa. A atuação dos professores regente e de apoio na inclusão escolar: vivência numa escola pública no município de Itaberaí. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3059
Issue Date: 7-Dec-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Itaberaí - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG 037 0020-2017.pdfMG 037 0020-2017366.67 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.