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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A contribuição da música no desenvolvimento da linguagem em crianças de zero a três anos de idade
???metadata.dc.creator???: Gracia, Edna Aparecida Correa
Silva, Maria do Carmo Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Morais, Lilian Barbosa de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho de pesquisa bibliográfica aborda a contribuição da música no desenvolvimento da linguagem em crianças de zero a três anos de idade. Buscou mostrar o contexto de significados que a música tem no desenvolvimento humano, principalmente no âmbito infantil. Nesta construção bibliográfica, utilizou-se de constructos teóricos dos estudos de Jeandot (1997), Brito (2003), Bréscia (2003), Bee (2003), Valmaseda (2004), Gainza (1988) dentre outros. Foi proposto, no primeiro capítulo, um breve estudo sobre a história da música, iniciando com os homens primitivos na produção de sons que gradativamente se tornaram intencionais e voltados para o prazer de ouvir e o fazer musical. Salientou-se também sua importância em muitas civilizações antigas como os gregos e romanos; bem como no contexto religioso, sendo apresentado nos Salmos trazidos na Bíblia. Propôs-se busca e análise dos conceitos sobre o que é música, abordando o gosto por ela em diferentes países e a mistura de ritmos na música brasileira. Ressaltou-se a discussão sobre sua presença no ensino das crianças na Educação Infantil, destacando aspectos legais e suas diretrizes. O segundo capítulo tratou dos argumentos de como a música favorece no desenvolvimento das crianças dentro do processo educativo. Buscou-se embasamento teórico nas grandes teorias sobre o desenvolvimento infantil, que mostram como a criança desenvolve em seus aspectos de personalidade, cognição, sociabilidade e linguagem. O terceiro capítulo seguiu abordando o desenvolvimento infantil até o terceiro ano de idade, com enfoque para as contribuições da música, na aquisição da linguagem, destacandose observações sobre a interação da criança com a música, desde o início da vida, reagindo a sons com movimentos oculares e balbucios. O foco foi explanar o uso da música como instrumento para desenvolver a linguagem das crianças de até três anos de idade, desenvolvidos na Educação Infantil, com uso da música nas salas de aula e em momentos de lazer, como nas cantigas de roda, de ninar e lengalengas, permitindo aumentar o repertório e o estímulo motor, mas também o aparato vocal, desenvolvendo a fala e favorecendo seu domínio de forma prazerosa. Considerando o estudo das teorias explanadas, foi possível perceber como se faz necessário que a criança receba estímulos, sempre que possível, para assim ampliar suas habilidades, vocabulário e apropriação da linguagem, dentro de um contexto reflexivo e educativo.
Keywords: Música
Linguagem
Desenvolvimento
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Itaberai
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: GRACIA, Edna Aparecida Correa; SILVA, Maria do Carmo Oliveira. A contribuição da música no desenvolvimento da linguagem em crianças de zero a três anos de idade. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3101
Issue Date: 2-Dec-2014
Appears in Collections:Pedagogia / Itaberaí - Monografia

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