???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3134
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A contribuição da família para a educação da criança nos anos iniciais do ensino fundamental
???metadata.dc.creator???: Morais, Apolyana Silvério de
Ferreira, Solange de Sousa
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Morais, Lilian Barbosa de
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e observação, durante o estágio curricular, e teve por objetivo compreender a relação entre escola e família, destacando a importância desta relação para o processo educacional da criança, bem como, observar o resultado, para a criança, da presença ou ausência familiar na escola, discorrendo sobre os efeitos desta. Para entender a importância da contribuição da família para a educação da criança nos anos iniciais do ensino fundamental, é necessário entender o histórico da educação, suas mudanças e evolução ao longo do tempo. É preciso também estudar as organizações da estrutura familiar para compreender como isso interfere no processo educacional. Observando-se a estruturação e as leis dessa fase de ensino, o fundamental, notase que estas estão ligadas diretamente a esse contexto, onde os significados e definições deixam claros as funções e objetivos da escola e da família. Ficou claro, com a observação realizada na escola durante o estágio, que as experiências e sentimentos nascidos do relacionamento cotidiano familiar são de grande influência para o comportamento da criança. Este se mantém como a base para a interação escolar. E, ao descrever as variadas formas de constelação familiar, o que fica é que é imprescindível a construção do afeto entre seus membros. Isso sim, permeia as relações familiares e estabelece a ponte entre a família e a escola. Outro aspecto observado foi que a escola também precisa estimular a participação da família na escola, onde receber a família é um momento importante, que requer cuidado, organização e respeito. Enfim, esta relação precisa se estabelecer numa via de mão dupla. É necessário que a família se faça presente no ambiente escolar e na vida educacional da criança, mas também, a escola deve facilitar e estimular a presença da família.
Keywords: Aluno
Educação
Escola
Família
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Itaberai
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: MORAIS, Apolyana Silvério de; FERREIRA, Solange de Sousa. A contribuição da família para a educação da criança nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3134
Issue Date: 5-Dec-2016
Appears in Collections:Pedagogia / Itaberaí - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG 037 0034-2016.pdfMG 037 0034-2016390.69 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.