???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3134
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | A contribuição da família para a educação da criança nos anos iniciais do ensino fundamental |
???metadata.dc.creator???: | Morais, Apolyana Silvério de Ferreira, Solange de Sousa |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Morais, Lilian Barbosa de |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e observação, durante o estágio curricular, e teve por objetivo compreender a relação entre escola e família, destacando a importância desta relação para o processo educacional da criança, bem como, observar o resultado, para a criança, da presença ou ausência familiar na escola, discorrendo sobre os efeitos desta. Para entender a importância da contribuição da família para a educação da criança nos anos iniciais do ensino fundamental, é necessário entender o histórico da educação, suas mudanças e evolução ao longo do tempo. É preciso também estudar as organizações da estrutura familiar para compreender como isso interfere no processo educacional. Observando-se a estruturação e as leis dessa fase de ensino, o fundamental, notase que estas estão ligadas diretamente a esse contexto, onde os significados e definições deixam claros as funções e objetivos da escola e da família. Ficou claro, com a observação realizada na escola durante o estágio, que as experiências e sentimentos nascidos do relacionamento cotidiano familiar são de grande influência para o comportamento da criança. Este se mantém como a base para a interação escolar. E, ao descrever as variadas formas de constelação familiar, o que fica é que é imprescindível a construção do afeto entre seus membros. Isso sim, permeia as relações familiares e estabelece a ponte entre a família e a escola. Outro aspecto observado foi que a escola também precisa estimular a participação da família na escola, onde receber a família é um momento importante, que requer cuidado, organização e respeito. Enfim, esta relação precisa se estabelecer numa via de mão dupla. É necessário que a família se faça presente no ambiente escolar e na vida educacional da criança, mas também, a escola deve facilitar e estimular a presença da família. |
Keywords: | Aluno Educação Escola Família |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Itaberai |
???metadata.dc.publisher.program???: | Pedagogia |
Citation: | MORAIS, Apolyana Silvério de; FERREIRA, Solange de Sousa. A contribuição da família para a educação da criança nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2016. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3134 |
Issue Date: | 5-Dec-2016 |
Appears in Collections: | Pedagogia / Itaberaí - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG 037 0034-2016.pdf | MG 037 0034-2016 | 390.69 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.