???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3146
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A inclusão da criança com deficiência auditiva na educação infantil
???metadata.dc.creator???: Machado, Sheyla Rocha
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pinto, Sônia Helena Carneiro
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho procura abordar sobre um tema que vem preocupando os educadores, a inclusão do deficiente auditivo na educação infantil enfatizando a atuação do professor na mesma. Muito tem se debatido sobre inclusão na área educacional e, neste contexto a educação da pessoa com deficiência auditiva. É de grande importância a colaboração do professor nessa luta contra a desigualdade, mas infelizmente nem todos tem o conhecimento necessário para receber alunos com esse tipo de deficiência. É notório que os professores ainda não se encontram preparados para atender ao aluno com deficiência auditiva, as dificuldades mais frequentes dizem respeito à comunicação e ao processo de ensino e aprendizagem. A inclusão veio justamente ampliar as possibilidades para construir uma sociedade mais justa, dando oportunidades para todos, de ocuparem os seus espaços, buscando conquistar sua autonomia. A deficiência auditiva traz prejuízos não só na linguagem, mas na área educacional, na sua potencialidade e na sua integração na vida social. É necessário ao professor valorizar as singularidades de cada criança, desta forma o aluno deficiente auditivo terá respeitadas suas características pessoais, bem como seu ritmo de aprendizagem. Buscou-se no presente trabalho enfatizar a atuação do professor especificamente na educação infantil, no processo de inclusão das crianças com deficiência auditiva, analisando a necessidade de uma orientação específica para esta etapa da vida da criança. O trabalho traz uma revisão bibliográfica, no qual se buscou ampliar as informações referentes ao tema estudado, para obtenção de uma base conceitual adequada. Também foi feito um estudo de caso, para conhecer a rotina de um aluno e a realidade da sua professora trabalhando em uma sala regular de ensino, procura mostrar a importância que a professora tem na formação inclusiva de uma criança com deficiência auditiva considerando suas limitações.
Abstract: This work seeks to address on a topic that is worrying educators, including the hearing impaired in early childhood education emphasizing the role of the teacher in it. Much has been debated about inclusion in education and in this regard the education of the hearing impaired person. It is of great importance teacher collaboration in the struggle against inequality, but unfortunately not everyone has the knowledge to receive students with such disabilities. It is clear that teachers are not yet prepared to meet the student with hearing loss, the most frequent difficulties relate to communication and the process of teaching and learning. The inclusion came just extend the possibilities to build a fairer society, providing opportunities for everyone to occupy their spaces, seeking to conquer their autonomy. Hearing loss causes damage not only in language but in education, in its potential and its integration in social life. It is necessary to enhance teacher singularities of each child, so that the deaf student will have met their personal characteristics and their pace of learning. Sought in the present study emphasize the role of the teacher in early childhood education specifically, the process of inclusion of children with hearing loss, considering the need for specific guidance for this stage of a child's life. The paper presents a literature review, in which we sought to extend the information related to the subject studied, to obtain an adequate conceptual basis. Was also made a case study, to know the routine of a student and the reality of his teacher working in a regular classroom teaching, tries to show the importance that the teacher plays in shaping inclusive of a child with hearing impairment considering its limitations.
Keywords: Inclusão escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Itaberai
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: MACHADO, Sheyla Rocha. A inclusão da criança com deficiência auditiva na educação infantil. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3146
Issue Date: 10-Dec-2019
Appears in Collections:Pedagogia / Itaberaí - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG 037 0005-2019.pdfMG 037 0005-20191.02 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.