???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3157
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Alfabetização e psicomotricidade : as implicações da psicomotricidade no processo de alfabetização
???metadata.dc.creator???: Araújo, Adriane Ferreira dos Santos
Venâncio, Aline de Souza
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Morais, Lilian Barbosa de
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa é verificar as contribuições do trabalho com psicomotricidade na pré-escola para aquisição de habilidades necessárias à alfabetização. O presente estudo é de abordagem qualitativa e natureza explicativa, realizado por meio de análise bibliográfica. A partir de um estudo aprofundado dos principais teóricos da alfabetização, como Mortatti (2010), Lima (1987), Andaló (2010), Teberosky e Ferreiro (1999) e da psicomotricidade, como Coste (1981) e Le Boulch (1982-1987), procurou-se constatar que ambas são indissociáveis para a qualidade da aquisição da leitura e da escrita. Algumas instituições de educação infantil introduzem a leitura e a escrita de forma mecanizada, sem atentar para as contribuições da educação psicomotora na construção bem-sucedida da alfabetização dos pré-escolares. Isto pode comprometer o desenvolvimento da alfabetização nas séries posteriores, pois sabe-se, a partir dos teóricos estudados, que as necessidades básicas para o avanço na leitura e escrita partem do domínio de gestos e atitudes mediados pela ação do educador como: consciência corporal, domínio do equilíbrio, orientação espaço-temporal, coordenação visomotora e lateralidade. O primeiro capítulo trata alguns conceitos básicos sobre alfabetização, um breve histórico sobre a mesma no Brasil e reflexões acerca desse processo. O segundo capítulo apresenta uma visão global da psicomotricidade e seus conceitos psicomotores. E o terceiro procura mostrar as contribuições da psicomotricidade no processo de alfabetização. Este estudo é relevante por evidenciar a eficiência do ensino-aprendizagem quando se aplica a psicomotricidade no processo de alfabetização, com ênfase na aquisição de habilidades psicomotoras da criança em idade pré-escolar.
Keywords: Psicomotricidade
Educação infantil
Alfabetização
Aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Itaberai
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: ARAÚJO, Adriane Ferreira dos Santos; VENÂNCIO, Aline de Souza. Alfabetização e psicomotricidade: as implicações da psicomotricidade no processo de alfabetização. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3157
Issue Date: 5-Dec-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Itaberaí - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG 037 0023-2017.pdfMG 037 0023-2017469.31 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.