???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3157
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | Alfabetização e psicomotricidade : as implicações da psicomotricidade no processo de alfabetização |
???metadata.dc.creator???: | Araújo, Adriane Ferreira dos Santos Venâncio, Aline de Souza |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Morais, Lilian Barbosa de |
???metadata.dc.description.resumo???: | O objetivo desta pesquisa é verificar as contribuições do trabalho com psicomotricidade na pré-escola para aquisição de habilidades necessárias à alfabetização. O presente estudo é de abordagem qualitativa e natureza explicativa, realizado por meio de análise bibliográfica. A partir de um estudo aprofundado dos principais teóricos da alfabetização, como Mortatti (2010), Lima (1987), Andaló (2010), Teberosky e Ferreiro (1999) e da psicomotricidade, como Coste (1981) e Le Boulch (1982-1987), procurou-se constatar que ambas são indissociáveis para a qualidade da aquisição da leitura e da escrita. Algumas instituições de educação infantil introduzem a leitura e a escrita de forma mecanizada, sem atentar para as contribuições da educação psicomotora na construção bem-sucedida da alfabetização dos pré-escolares. Isto pode comprometer o desenvolvimento da alfabetização nas séries posteriores, pois sabe-se, a partir dos teóricos estudados, que as necessidades básicas para o avanço na leitura e escrita partem do domínio de gestos e atitudes mediados pela ação do educador como: consciência corporal, domínio do equilíbrio, orientação espaço-temporal, coordenação visomotora e lateralidade. O primeiro capítulo trata alguns conceitos básicos sobre alfabetização, um breve histórico sobre a mesma no Brasil e reflexões acerca desse processo. O segundo capítulo apresenta uma visão global da psicomotricidade e seus conceitos psicomotores. E o terceiro procura mostrar as contribuições da psicomotricidade no processo de alfabetização. Este estudo é relevante por evidenciar a eficiência do ensino-aprendizagem quando se aplica a psicomotricidade no processo de alfabetização, com ênfase na aquisição de habilidades psicomotoras da criança em idade pré-escolar. |
Keywords: | Psicomotricidade Educação infantil Alfabetização Aprendizagem |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Itaberai |
???metadata.dc.publisher.program???: | Pedagogia |
Citation: | ARAÚJO, Adriane Ferreira dos Santos; VENÂNCIO, Aline de Souza. Alfabetização e psicomotricidade: as implicações da psicomotricidade no processo de alfabetização. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2017. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3157 |
Issue Date: | 5-Dec-2017 |
Appears in Collections: | Pedagogia / Itaberaí - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG 037 0023-2017.pdf | MG 037 0023-2017 | 469.31 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.