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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação especial : formação dos professores na cidade de Itaberaí
???metadata.dc.creator???: Santana, Fabiana dos Santos
Silva, Flávia Cristina da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Scolaro, Arcângelo
???metadata.dc.description.resumo???: A educação especial é um direito de crianças e jovens com alguma necessidade, porém este não é muito antigo, há apenas 40 anos que este é assegurado e consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos que todo cidadão tem direito à educação. Educação especial é uma assistência aos portadores de necessidades especiais, para se desenvolverem e poderem frequentar o ensino regular. A educação inclusiva visa à socialização de todos e o respeito pela diferenças. Para que o educador possa trabalhar com educação especial inclusiva é necessário que ele tenha uma formação inicial e continuada. É preciso que o educador saiba quais são os tipos de deficiências e a maneira de se tratar cada uma. As deficiências são: deficiência física, deficiência mental, deficiência auditiva e deficiência visual. No entanto, o professor não tem como lidar do mesmo jeito com um portador de deficiência física do mesmo jeito que trata um deficiente visual, pois cada um deles tem necessidades diferentes. A educação é garantida pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases 9394/96) a todas as crianças com necessidades especiais, e a escola deve fazer as modificações necessárias para atendê-las e suprir as suas necessidades. A educação é um direito de todo cidadão, garantido na Constituição Federal do país. Sendo direito de todos, incluem-se nesse grupo as pessoas com as mais diversas deficiências. Para tanto, se faz necessário que a escola seja um ambiente capaz de acolher esses indivíduos e possibilitá-los uma educação que promova a cidadania e a emancipação do sujeito. Para isto acontecer às escolas devem fazer adaptações para receber estas crianças, garantindo que ocorra uma aprendizagem, por que elas têm necessidades especiais às quais devem ser atendidas individualmente, para que através das diferenças elas tenham os direitos garantidos.
Keywords: Educação especial
Educação inclusiva
Direito
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Itaberai
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: SANTANA, Fabiana dos Santos; SILVA, Flávia Cristina da. Educação especial: formação dos professores na cidade de Itaberaí. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3167
Issue Date: 28-Nov-2013
Appears in Collections:Pedagogia / Itaberaí - Monografia

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