???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3169
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação e novas tecnologias : entrecruzamentos sobre teoria e prática de professores
???metadata.dc.creator???: Araújo, Mara Rubia da Silva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Castro, Raimundo Márcio Mota de
???metadata.dc.description.resumo???: Na sociedade contemporânea é perceptível que a inserção das novas tecnologias tem incitado mudanças no comportamento do homem e na relação do homem com o meio. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo compreender a relação das novas tecnologias da informação e da comunicação com a educação. Para tal alcance optou-se pela pesquisa qualitativa teórico utilizando-se de fontes bibliográficas e da pesquisa empírica, que permitiu a participação de 5 (cinco) professores que atuam em uma escola de ensino fundamental no município de Itaberaí. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada, que após gravadas eletronicamente, foram transcritas e analisadas. Auxiliam as reflexões, diversos teóricos, entre os quais destacamos: Alarcão (2002), Brandão (2007), Farias (2002), Kenski (2010), Ponte (1997) entre outras. O percurso da pesquisa encontra-se estruturado em três momentos: no primeiro busca-se elucidar conceitos que auxiliam a compreensão da temática; em segundo lugar reflete-se historicamente sobre a inserção das NTICs na sociedade ressaltando as contribuições das NITCs na educação atual; por fim, busca-se no entendimento de professores o conceito de NTICs e a percepção das mesmas em suas práticas. Concluiu-se no presente estudo que: i) a escola não se encontra preparada para esse novo paradigma educacional, ora pela fraca formação de professores, ora pela ausência de estrutura; ii) na reflexão feita pelos professores, sobre a temática notase maior profundidade e entendimento; iii) os professores apesar de compreenderem a importância das NTICs as utilizam, quase que exclusivamente, como recurso técnico, sem compreender o grande proveito que tal uso pode lhes proporcionar.
Keywords: Educação
Tecnologias
Prática docente
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Itaberai
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: ARAÚJO, Mara Rubia da Silva. Educação e novas tecnologias: entrecruzamentos sobre teoria e prática de professores. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3169
Issue Date: 5-Dec-2013
Appears in Collections:Pedagogia / Itaberaí - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG 037 0083-2013.pdfMG 037 0083-2013339.05 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.