???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3169
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | Educação e novas tecnologias : entrecruzamentos sobre teoria e prática de professores |
???metadata.dc.creator???: | Araújo, Mara Rubia da Silva |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Castro, Raimundo Márcio Mota de |
???metadata.dc.description.resumo???: | Na sociedade contemporânea é perceptível que a inserção das novas tecnologias tem incitado mudanças no comportamento do homem e na relação do homem com o meio. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo compreender a relação das novas tecnologias da informação e da comunicação com a educação. Para tal alcance optou-se pela pesquisa qualitativa teórico utilizando-se de fontes bibliográficas e da pesquisa empírica, que permitiu a participação de 5 (cinco) professores que atuam em uma escola de ensino fundamental no município de Itaberaí. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada, que após gravadas eletronicamente, foram transcritas e analisadas. Auxiliam as reflexões, diversos teóricos, entre os quais destacamos: Alarcão (2002), Brandão (2007), Farias (2002), Kenski (2010), Ponte (1997) entre outras. O percurso da pesquisa encontra-se estruturado em três momentos: no primeiro busca-se elucidar conceitos que auxiliam a compreensão da temática; em segundo lugar reflete-se historicamente sobre a inserção das NTICs na sociedade ressaltando as contribuições das NITCs na educação atual; por fim, busca-se no entendimento de professores o conceito de NTICs e a percepção das mesmas em suas práticas. Concluiu-se no presente estudo que: i) a escola não se encontra preparada para esse novo paradigma educacional, ora pela fraca formação de professores, ora pela ausência de estrutura; ii) na reflexão feita pelos professores, sobre a temática notase maior profundidade e entendimento; iii) os professores apesar de compreenderem a importância das NTICs as utilizam, quase que exclusivamente, como recurso técnico, sem compreender o grande proveito que tal uso pode lhes proporcionar. |
Keywords: | Educação Tecnologias Prática docente |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Itaberai |
???metadata.dc.publisher.program???: | Pedagogia |
Citation: | ARAÚJO, Mara Rubia da Silva. Educação e novas tecnologias: entrecruzamentos sobre teoria e prática de professores. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2013. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3169 |
Issue Date: | 5-Dec-2013 |
Appears in Collections: | Pedagogia / Itaberaí - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG 037 0083-2013.pdf | MG 037 0083-2013 | 339.05 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.