???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3189
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação matemática em uma escola do campo : reflexões de uma professora
???metadata.dc.creator???: Sá, Elane Macedo Ferreira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Luciano Feliciano de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Araújo, Marlene dos santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Tiago, Rejane Alves de Souza
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo do trabalho é refletir sobre as aulas de matemática na escola do campo, realizando um movimento entre teoria e prática. O mesmo, traz experiências da professora e autora da pesquisa, ao desenvolver metas como uma nova perspectiva de metodologia, com as turmas de 6° ao 9° ano na escola do campo “Vale do Amanhecer”. O objetivo foi tornar a matemática significativa na vida de seus alunos e valorizar a vida no campo visando contrapor a constante desvalorização e descaso dos poderes públicos em relação à educação do campo. É impossível falar de Educação do campo sem falar dos desafios encontrados nas escolas rurais: transporte, currículo, livro didático etc. Todos esses fatores interferem no ensino e aprendizagem e merecem ser considerados. A experiência relatada propõe uma reflexão sobre como realizar as aulas de matemática de forma que o aluno atribua significados ao conhecimento também em suas vivências cotidianas. Os resultados dessa pesquisa positivos, com alunos participativos, reconhecendo suas experiências de vida nas tarefas matemáticas a eles sugeridas. Disso deriva a necessidade de continuidade do projeto abrangendo outros assuntos matemáticos.
Abstract: The aim of this paper is to think about the mathematics classes in the school of the countryside, doing an analysis between theory and practice. It brings the teacher and author of the research’s experiences, in developing goals as a new perspective of methodology in the classroom of 6 th to 9 th grade in the countryside school “Vale do Amanhecer”, the objective was to become mathematic meaningful in students’ life and appreciate the countryside life. However, it is easy to realize the depreciation and the indifference of the public authorities in relation to countryside education, which has faced problems since the Brazil’s invasion until nowadays. It is impossible to talk about countryside education without mention the challenges in rural schools: transport, curriculum, textbooks, etc. All these topics interfere in teaching and learning and they should be considered. The reported experience proposes a reflection on how to teach mathematics in a way the students put the acquired knowledge in the classroom into practice in their daily life, the considerations of the experience bring the positive and challenge results that instigate the continuity of the project. We believe in the inclusion of Countryside Education in Brazil and gradually we begin to believe in the recognition of the countryside’s diversity.
Keywords: Educação do campo
Reflexão
Valorização
Educação matemática
Countryside education
Reflection
Valorization
Mathematical education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: SÁ, Elane Macedo Ferreira.Educação matemática em uma escola do campo: reflexões de uma professora. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3189
Issue Date: 23-Nov-2017
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elane Macedo Ferreira Sá.pdf563.91 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.