???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3191
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Formação de professores : aspectos históricos e metodológicos
???metadata.dc.creator???: Póvoa, Franciele Cristina dos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Liliane de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Araújo, Marlene dos santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Daúde, Rodrigo Bastos
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho mostra a formação de professores de matemática na historicidade, pois, o questionamento sobre a profissionalização docente não é recente e nas últimas décadas se intensificou devido às iniciativas de reestruturação curricular das Escolas Normais e dos cursos de graduação. Informa o leitor de como procedeu à formação de professores de matemática a partir da década de 1930 e como as tendências matemáticas tem colaborado com o ensino aprendizagem da matemática. O Manifesto dos Pioneiros nasceu do desejo de um grupo de intelectuais, mas também está relacionado com a tendência mundial de universalização da educação pública para assegurar o desenvolvimento da economia capitalista. Há o surgimento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) que contribui para a consolidação da Educação Matemática como área de conhecimento. Já a SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), tem por objetivo contribuir de alguma forma com a formação docente. Apresenta uma tentativa teórica para contribuir com as Tendências em Educação Matemática e nas pesquisas em Educação Matemática. Atualmente, é comum falarmos em Tendências no ensino de Matemática. Expõe-se as TICs, modelagem, etnomatemática, materiais concretos e jogos.
Abstract: The present work shows the teachers' formation in the historicity, the questionamento about the educational professionalization is not recent and in the last decades he/she intensified due to the initiatives of restructuring curricular of the Normal Schools and of the degree courses. We understood that the Manifesto of the Pioneers was not born of the exclusive desire of a group of intellectuals, but it is related with the world tendency of universalization of the public education to assure the development of the capitalist economy. There is the appearance of the Brazilian Society of Mathematical Education (SBEM) that contributes for the consolidation of the Mathematical Education as knowledge area and it is a civil society. Already SBM (Brazilian Society of Mathematics), he/she has for objective to contribute in some way with the educational formation. It presents a theoretical attempt to contribute with the Tendencies in Mathematical Education and in the researches in Mathematical Education. Now, it is common speak in Tendencies in the teaching of Mathematics. It is exposed TICs, modelling, etnomatemática, concrete materials and games.
Keywords: Formação
Professor
Tendências
Formation
Teacher
Tendencies
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: PÓVOA, Franciele Cristina dos Santos. Formação de professores: aspectos históricos e metodológicos. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3191
Issue Date: 30-Nov-2017
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Franciele Cristina dos Santos Póvoa.pdf686.67 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.