???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3192
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O ensino de matemática pautado na identidade visual do aluno surdo
???metadata.dc.creator???: Águas, Gabriel Cardoso de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Georgia Clarice da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ribeiro, Solange Dias
???metadata.dc.contributor.referee2???: Moraes, Lilian Barbosa de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa se propõe a discutir as particularidades do ensino de matemática a partir do uso da Libras como meio de comunicação entre professor e aluno em sala de aula. Tendo como objetivo mostrar quais seriam as dificuldades de ensino de matemática dentro desse cenário inclusivo. Para tanto, busca-se analisar como a Língua Brasileira de Sinais favorece o processo de ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos por parte dos alunos surdos. Diante disso, será apresentado a importância da formação docente e qual seria o perfil do professor de matemática dentro de sala para que seja vencido as barreiras comunicativas. A linguagem matemática tem suas especificidades, assim, ressaltaremos a necessidade de adaptações visuais e metodologias específicas que vivenciem uma realidade viso espacial. Nesse contexto se pretende discutir as possibilidades didáticas além das várias formas de adaptação das atividades para o ensino de matemática. Portanto, essa pesquisa terá como objeto investigativo o uso da Libras como meio de comunicação, a formação docente e as características necessárias para oferecer ao sujeito surdo uma educação pautada em sua natureza visual. Como suporte teórico temos que Kishimoto (2006) enfatiza a importância de um ambiente onde as atividades lúdicas têm grande importância, Perlin (1998) que reflete sobre a identidade visual do surdo e Lacerda (2010) que aborda a necessidade de metodologia e formação docente dentro da educação matemática.
Abstract: This research proposes to discuss the particularities of teaching mathematics from the use of Libras(Brazilian Sign Language) as a means of communication between teacher and student in the classroom. Aiming to show what are the difficulties of teaching mathematics within this inclusive scenery. For this purpose, the aim is to analyze how the Brazilian Sign Language promotes the mathematical teaching and learning process by deaf students. Accordingly, will be presented the importance of teacher training and what would be the profile of the mathematics teacher in class to be overcome communicative barriers. The mathematical language has its specificities, so, will be emphasized the need for adjustments to specific methodologies and visual adaptions that experience a vision spatial experience. In this context this work pretends to discuss the teaching methods possibilities above and beyond several adaptations forms of activities to the mathematics teaching. Therefore, this research has the investigative objective of using Libras as communication mean, the docent formation and the needed features to offer to the deaf character an education based on your visual nature. As theoretical support we have Kishimoto (2006) who emphasizes the importance of an environment where the playful activity has huge importance, Perlin (1998) reflects about the visual identity of the deaf and Lacerda (2010) talks ab
Keywords: Ensino de Matemática
Surdez
Identidade visual
Atividades lúdicas
Mathematics teaching
Deafness
Visual identity
Playful activities
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: ÁGUAS, Gabriel Cardoso de. O ensino de matemática pautado na identidade visual do aluno surdo. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3192
Issue Date: 27-Nov-2017
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel Cardoso de Águas.pdf614.23 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.