???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3200
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Jogar ou não jogar nas aulas de matemática? Reflexões numa perspectiva dialógica investigativa
???metadata.dc.creator???: Silva, Nayara Ludymilla Pereira da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Luciano Feliciano de
???metadata.dc.description.resumo???: Este Trabalho de Conclusão, tendo como título: “Jogar ou não Jogar nas Aulas de Matemática? Reflexões numa perspectiva Dialógica Investigativa”, do Curso de Licenciatura em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás –UEG – Câmpus Cora Coralina. A pesquisa tem como objetivo analisar a partir da literatura a visão e utilização dos Jogos nas Aulas de Matemática. Desta forma comporta a seguinte pergunta norteadora: Jogar ou Não Jogas nas Aulas de Matemática?. Para isso a literatura analisada abrange: Vasconcellos (2011), Barros (2012), Magri (2012), Jelinek (2005), Sartori (2015), Suleiman (2008), entre outros. Para a análise da literatura, nos embasamos em Skovsmose (2000), que argumenta sobre o desenvolvimento do cenário investigativo em sala de aula e Freire (1996), apontando sobre a importância de se estabelecer um diálogo em sala. A seleção da literatura para análise surgiu de temas sobre o uso de jogos em sala de aula. Percebeu-se no desenvolvimento da pesquisa que tal proposta de utilização de jogos em sala de aula requer compromisso e planejamento do professor e que a mesma promove aos alunos interação, motivação, emancipação, autonomia e criticidade, cabe ao professor mediar esse processo.
Abstract: This final paper, entitled “Play or not to play in mathematics classes? Reflections in an Investigative Dialogical Perspective”, of the Mathematics Graduation Course, from UEG (Universidade Estadual de Goiás – Cora Coralina Campus).The research aims to analyze, from the literature, how to use the Games in Mathematics Classes. So, there is one question that could help to guide this discussion: Play or not to play in Mathematics Classes? For this, the literature analyzed is: Vasconcellos(2011), Barros(2012), Magri(2012), Jelinek(2005), Sartori(2015), Suleiman(2008), and others. For the analysis of literature, we are supported on Skivsmose(2000) that argues about the development of the research in the classroom; and Freire(1996) that talks about the importance to provide a dialogue in the classroom. The selection of literature for analysis came from topics about the use of games in the classroom. During the development of the research, it was noticed that the proposal of use of games in the classroom requires planning of the teacher and it promotes interaction, motivation, emancipation, autonomy and critically to the students, then the teacher is responsible to mediate this process.
Keywords: Jogos
Aulas de matemática
Cenário investigativo
Dialogicidade
Games
Mathematics classes
Investigative scenario
Dialog
City
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: SILVA, Nayara Ludymilla Pereira da. Jogar ou não jogar nas aulas de matemática? Reflexões numa perspectiva dialógica investigativa. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3200
Issue Date: 25-Nov-2017
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nayara Ludymilla Pereira da Silva.pdfMONOGRAFIA 398.82 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.