???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3205
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A etnomatemática dentro do grupo de medidores de cana-de-açúcar da cidade de Inhumas-GO
???metadata.dc.creator???: Sousa, Alice de Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Liliane de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lima, Luciano Feliciano de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Araújo, Marlene dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: Podemos observar que tudo que nos rodeia contem matemática. Também podemos fazer uma relação de que tudo que utilizamos no nosso dia-a-dia tem grande relação com o que é ensinado dentro da sala de aula. Porém nem sempre isso foi visto. Na maioria das vezes a matemática é vista como a grande vilã dos currículos escolares, sendo considerada uma matéria muito difícil de ser aprendida. Este trabalho vem trazendo um estudo sobre a Etnomatemática dos medidores de cana-de-açúcar da cidade de Inhumas-GO e neste, nos preocupamos em investigar e entender como essas pessoas utilizam seus conhecimentos no cotidiano de trabalho, e se, percebem a matemática no seu dia-a-dia. Iremos observar também como foi a vida acadêmica desses sujeitos da pesquisa, tendo em vista que a maioria nunca frequentou a escola ou frequentou somente as séries iniciais.
Abstract: We can see that all around us contains mathematics. We can also make a list of everything we use in our day-to-day has a great relationship with what is taught in the classroom. But this was not always seen. Most often mathematics is seen as the great villain of school curricula and is considered a very difficult matter to be learned. This work has brought a study on the Ethnomatematics of meters of sugarcane City Inhumas-GO and in this, we care to investigate and understand how these people use their knowledge in daily work and realize the math in your day-to-day. We will also observe how was the academic life of the research subjects, considering that most have never attended school or only attended the initial series.
Keywords: Educação matemática
Etnomatemática
Medidores de cana-de- açúcar
Contextualização
Ensino de matemática
Mathematics education
contextualization
Mathematics teaching
Ethnomatematics
Sugarcane meters
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: SOUSA, Alice de Oliveira. A etnomatemática dentro do grupo de medidores de cana-de-açúcar da cidade de Inhumas-GO. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matémática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3205
Issue Date: 16-Dec-2016
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alice de Oliveira Sousa.pdfMonografia1.27 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.