???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3213
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Alunos com síndrome de Down na aula de matemática : integração ou inclusão?
???metadata.dc.creator???: Sousa, Santiago Saymon Cândido de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Luciano Feliciano de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Baumam, Ana Paula Purcina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Araújo, Marlene dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: Com a realização da Conferência Mundial da Educação para todos em (1990), onde se discutiu acerca das necessidades de inclusão social das minorias excluídas, dentre elas o pessoal com necessidades educacional especial. Nesta conferência impôs para o Brasil uma nova ordem educacional, oficializada pela LDB 9394/96 e Resolução 01 de 11/09/2001, que por sua vez garante e determina a inclusão do aluno com necessidades especiais inserido no ensino regular de ensino, dentre eles o aluno com síndrome de Down. A inclusão ela não restringe apenas na inserção física, mas sim no direito de se beneficiar de uma pedagogia para que se possibilite no desenvolvimento das capacidades intelectuais de aprendizado. Mediante está perspectiva, propomos pesquisar como ocorre as potencialidades para o ensino e a aprendizagem da matemática para alunos com síndrome de Down no caráter inclusivo, levantando dados através de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico. Onde aborda diferentes autores tais como: Fonseca (2002), Bissoto (2005), Bourscheid (2008), Carvalho (1998) Cuckle (1999), Oliveira (2004), Mantoan (2015) Macedo (2005) e dentre outros que embasaram a pesquisa e nos resultados obtidos, que por apontar que os alunos com Síndrome de Down podem sim ter um bom desempenho no ensino e aprendizagem da matemática por meio de atividades manipulativas, explorativas, com auxílio de materiais concretos, principalmente conceitos e cálculos. Com os resultados ao quais foram obtidos através dos levantamentos de literaturas, ao quais cada autor aborda, que o aluno com Síndrome de Down em prol da integração e inclusão é possível sim aprender matemática. Uma das dificuldades ao quais foram observadas no decorrer da pesquisa que o aluno com Síndrome de Down, eles se relacionam com a capacidade de abstração em situações complexas como qualquer outro aluno, poderá ter maior ou menor dificuldade em aprender Matemática. O sucesso da inclusão ela não depende apenas dos professores e da maneira ao qual aborda a sua metodologia, mas sim de todos os componentes no qual estão inseridos neste processo: aluno, família, escola, demais alunos e sociedade.
Abstract: With the completion of the World Education Conference in all (1990), where they discussed about the social inclusion needs of excluded minorities, among them people with special educational needs. This conference imposed to Brazil a new educational order, official by LDB 9394/96 and Resolution 01 of 11/09/2001, which in turn guarantees and determines the inclusion of students with special needs placed in mainstream education, including the student with Down syndrome. Including it does not restrict only to the physical insertion, but the right to benefit from a pedagogy so that it enables the development of intellectual learning capabilities. Through is mind, we propose to research how is the potential for teaching and learning of mathematics for students with Down syndrome in inclusiveness, collecting data through a survey with a qualitative approach of bibliographic nature. Where addresses different authors such as Fonseca (2002), Bissoto (2005), Bourscheid (2008), Carvalho (1998) Cuckle (1999), Oliveira (2004), Mantoan (2015) Macedo (2005) and among others that supported the research and the obtained results, which indicate that students with Down syndrome may have a rather good performance in teaching and learning mathematics through manipulative activities, exploitative, with the aid of concrete materials, mainly concepts and calculations. With the results to which were obtained from the literature survey, to which each author addresses that the student with Down syndrome can learn math yes. One of the difficulties which were observed during the research that the student with Down syndrome, they relate to the ability of abstraction in complex situations like any other student, may have more or less difficulty in learning mathematics. The success of inclusion it depends not only on teachers and the way which addresses its methodology, but of all the components in which they are inserted in this process: the student, family, school, other students and society.
Keywords: Educação inclusiva
Síndrome de Down
Ensino e aprendizagem da matemática
Inclusive education
Down syndrome
Education potentials and learning of mathematics
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: SOUSA, Santiago Saymon Cândido de. Alunos com síndrome de Down na aula de matemática: integração ou inclusão? 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3213
Issue Date: 2-Dec-2016
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Santiago Saymon Candido de Sousa.pdfMonografia361.62 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.