???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3219
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O uso de objeto virtual de aprendizagem para um ensino contextualizado da matemática financeira
???metadata.dc.creator???: Pessoa, Kálita de Borba
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Liliane de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Sebastião Divino dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Baleeiro, Ana Paula Alves
???metadata.dc.description.resumo???: Conhecer a história dos conteúdos os quais trabalhamos é fundamental, assim este trabalho inicia-se apresentando a Matemática financeira por meio da história, pois no início da existência da humanidade surgiu às trocas comerciais (SCHNEIDER, 2008), assim com o passar do tempo surgiu várias moeda até chegar ao Real que utilizamos nos dias atuais (BRASIL, 2004; OLIVEIRA, 2008; LAGO, 2004), devido o desenvolvimento do comércio, e em seguida Oliveira (2008), Junior (2012) e Sobrinho (2000) conceituam e explicam os conteúdos da Matemática Financeira que são ministrados nos Ensinos Fundamental e Médio, entretanto, faz-se necessário mostrar a importância de se trabalhar esse conteúdo de forma contextualizada por meio de recursos tecnológicos em sala de aula, pois alguns alunos não conhecem e também não identificam a importância dessa disciplina em seu cotidiano. Além disso, para Demo (2009) e Miskulin (2012) os educadores devem inserir recursos diversos em sua prática como complemento de sua metodologia, mas por insegurança e falta de conhecimento acabam não utilizando. No entanto, o objetivo desse trabalho é mostrar a elaboração e aplicação do Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA), então o trabalho trás alguns autores como Benite, Benite e Filho (2011) e Alexandre et al. (2010) que explicam sobre este recursos, e outros como Bell e Foglerl (1995) e Maciel e Backes (2012) que abordam as vantagens desse objeto quanto ao seu uso em sala de aula. Assim, para enriquecimento deste trabalho foi elaborado e aplicado este recurso como um ensino contextualizado da Matemática Financeira para os alunos do 3º ano da turma A do Ensino Médio do Colégio Estadual de Aplicação Professor Manuel Caiado situado na Cidade de Goiás-GO, a partir dessa aplicação, foi aplicado um questionário no intuito de obter dados para analisar de que forma vem acontecendo à inserção das TIC naquele contexto escolar e permitindo também aos alunos de avaliarem o objeto virtual de aprendizagem que eles exploraram, este aconteceu com intuito de avaliar e analisar o recurso e trabalho em questão.
Abstract: Know the history of that work is fundamental contents, and this work begins presenting mathematics financial through history as the beginning of human existence came to trade (SCHNEIDER, 2008), so with the passage of time came several currency to reach the Real we use nowadays (BRASIL, 2004; OLIVEIRA, 2008; LAGO, 2004), due to the development of trade, and then Oliveira (2008), Junior (2012) and Sobrinho (2000) conceptualize and explain the contents of the Financial Mathematics are taught in Elementary and High School, however, it is necessary to show the importance of working this content in context by means of technological resources in the classroom because some students do not know and identify the importance of this discipline in their daily lives. In addition to Demo (2009) and Miskulin (2012) educators should insert different resources in your practice as a complement to its methodology, but insecurity and lack of knowledge do not end up using. However our aim is to show the development and implementation of Virtual Learning Object (OVA), then work back some authors as Benite, Benite and Filho (2011) and Alexander et al. (2010) explain that this resource, and others like Bell and Foglerl (1995) and Maciel and Backes (2012) addressing the advantages of this object as to its use in the classroom. Thus, to enrich this work was developed and implemented this feature as a teaching contextualized the Financial Mathematics for students of the 3º year of the class A Middle Application of State College Teaching Professor Manuel Whitewashed located in the city of Goiás-GO from that application, a questionnaire was applied in order to obtain data to analyze how is going on the inclusion of ICT in that school environment and also allowing students to evaluate the virtual learning object they explored, this happened in order to assess and analyze resource and work in question.
Keywords: Ensino de matemática
Matemática financeira
TIC
Objeto Virtual de aprendizagem
Mathematics teaching
Financial math
ICT
Virtual learning object
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: PESSOA, Kálita de Borba. O uso de objeto virtual de aprendizagem para um ensino contextualizado da matemática financeira. 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3219
Issue Date: 23-Nov-2015
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kalita de Borba Pessoa.pdfMonografia2.15 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.