???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3255
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O uso das tecnologias como recurso didático nas aulas de matemática
???metadata.dc.creator???: Silva, Andrielly Alves da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Liliane de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Araújo, Marlene dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Godinho, Maria de Fátima de Araújo
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é uma pesquisa sobre O USO DAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA, onde buscamos formas de trabalhar as aulas de matemática de maneira que a mediação do processo de ensino-aprendizagem torne-se o mais satisfatório possível. Nos deparamos com professores que ainda não estão aptos a trabalhar as novas metodologias em sala de aula, porque ainda não se conscientizaram, enquanto outros preferem apenas as aulas tradicionais. Realizamos pesquisas, buscamos autores como Fiorentini (2005) para auxiliarem os professores a se conscientizar com o uso de novas metodologias em salas de aula. Trabalhamos Demo (2011) para mostrar que o professor precisa ser pesquisador, além de Bicudo (1999) onde mostra as teorias que sugerem a substituição dos professores por computadores o que de acordo com nossas pesquisas não seria solução para os problemas da educação. Como sujeitos e campo de pesquisa usamos os professores do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Goiás, os alunos do ultimo ano deste curso e os professores de duas escolas públicas, uma de Inhumas e a outra da Cidade de Goiás. Os aspectos metodológicos destacam uma abordagem de cunho qualitativo de acordo com Severino (2007), o método de pesquisa converge para um estudo de caso, com instrumentos de coletas baseados em questionários, sendo também de cunho quantitativo, pois representaremos os dados em tabelas e gráficos. A partir da pesquisa encontramos que alguns professores já se adaptaram as novas propostas, enquanto outros ainda preferem o tradicionalismo, se limitando apenas ao quadro e ao giz, mas, grande parte dos educadores já está à procura de melhorias na educação e em sua prática de ensino, já que a inovação na educação é necessária.
Abstract: The present work is an investigation of USE TECHNOLOGY AS A RESOURCE OF TEACHING CLASSES IN MATHEMATICS, where we seek ways of the math classes so that the mediation work of the teaching- learning process was most satisfactory as possible. We encounter teachers who are not yet able to work the new methodologies in the classroom, because even are not conscious, while others just prefer traditional classes . We conduct research, seek authors as Fiorentini (2005 ) to assist teachers to become aware with the use of new methodologies in classrooms . We work Demo (2011 ) to show that the teacher needs to be a researcher, and Bicudo (1999 ) which shows the theories that suggest the replacement of teachers by computers which according to our research would be no solution to the problems of education. As subjects search field and use the teachers Degree in Mathematics from the State University of Goiás , Goiás University Unit , students of this course last year and teachers from two public schools , one of Inhumas and other City of Goiás methodological aspects highlight an approach to qualitative approach according to Severino (2007 ) , the research method converges to a case study , with collection instruments based on questionnaires, also quantitative nature, because we represent the data in tables and graphics . From the research we found that some teachers have adapted the new proposals while others still prefer traditionalism limited to just the frame and chalk, but most of the teachers are already looking for improvements in education and their teaching practice , since innovation in education is required.
Keywords: Tecnologia
Recursos didáticos
Ensino-aprendizagem
Mediação
Conscientização
Professores
Technology
Teaching resources
Teaching and learning
Mediation
Awareness
Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: SILVA, Andrielly Alves da. O uso das tecnologias como recurso didático nas aulas de matemática. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3255
Issue Date: 29-Nov-2014
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adrielly Alves da Silva.pdfMonografia866.23 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.