???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3299
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O retrato da inclusão no Colégio Estadual de Aplicação Professor Manuel Caiado
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Leidiane dos Santos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Luciano Feliciano de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Alves, Kelen Michela Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Araújo, Marlene dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo entender como uma escola da rede pública de ensino se adapta para acolher alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Para isso procurou-se retratar a rotina do Colégio Estadual de Aplicação Professor Manoel Caiado em Cidade de Goiás. A abordagem utilizada na pesquisa foi o paradigma qualitativo e como instrumento o estudo de caso, pois com o mesmo pode -se fazer o uso de diferentes técnicas e procedimentos de coleta de dados. Foi analisada a legislação que rege a política da educação inclusiva, realizadas entrevistas com professores, servidores e alunos a fim de conseguir retratar o ambiente escolar, considerado inclusivo, a partir do ponto de vista daqueles que constituem a escola. Também foram feitas fotografias para desenhar os contrastes identificados pela lente da pesquisadora. A partir da análise dos resultados obtidos na escola, foi possível identificar aspectos positivos e negativos em relação à inclusão no ambiente escolar comumente conhecido como regular. Pode -se afirmar que esse trabalho contribui pa ra a reflexão sobre a prática pedagógica e para o acompanham
Abstract: This study aims to understand how a public school education adapts to accommodate students with special educational needs. For that sought to portray the routine application of the State College Professor Manoel Caiado City of Goias. The approach used in t his research was the qualitative paradigm as a tool and a case study because the same can be done using different techniques and procedures for data collection. We analyzed the legislation that governs the policy of inclusive education, interviews with tea chers, students and servers in order to portray the school environment, considered inclusive, from the viewpoint of those who constitute the school. Also photographs were taken to draw the contrasts identified through the lens of the researcher. From the a nalysis of results at school, it was possible to identify positive and negative aspects in relation to inclusion in the school commonly known as regular. It can be stated that this work contributes to the reflection on pedagogical practices and to monitor the integration of people with special educational needs in public school.
Keywords: Escola pública
Educação inclusiva
Legislação sobre inclusão
policy Inclusive education
Legislation on inclusion
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: FERREIRA, Leidiane dos Santos. O retrato da inclusão no Colégio Estadual de Aplicação Professor Manuel Caiado. 2010. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3299
Issue Date: 29-Nov-2010
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leidiane dos Santos Ferreira.pdfMonografia887.83 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.