???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3303
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Utilização do geogebra na aprendizagem em geometria
???metadata.dc.creator???: Silva, Tiago Avelino da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Luciano Feliciano de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mesquita, Amábile Jeovana Neiris
???metadata.dc.contributor.referee2???: Araújo, Marlene dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho visa entender de que forma a informática pode auxiliar os aluno na aprendizagem dos conteúdos de geometria e refletir sobre uma tentativa de tornar o ensino da geometria mais dinâmico. Para isso foram desenvolvidas atividades no laboratório de informática com alunos do 2º ano do ensino médio do período vespertino do Colégio Estadual Professor Alcides Jubé. Foram realizados onde houve seis encontros entre o pesquisador e os alunos no laboratório de informática do Colégio. O que ocorreu em aproximadamente quinze dias. A motivação para essa pesquisa se deu a partir das dificuldades que os alunos possuem em fazer abstrações sobre os conteúdos da disciplina de Geometria e de realizar demonstrações. A escolha do programa Geogebra ocorreu porque ele é um software que tem um bom desempenho nas duas plataformas operacionais mais usadas na educação, as plataformas Windows ou Linux. Além disso, porque o mesmo não gera nenhum custo em sua instalação e pode ser utilizado pelo aluno até mesmo em casa. Outra vantagem do Geogebra é que esse software pode ser acessado diretamente da internet sem que haja a necessidade do software estar instalado no computador do aluno que irá utilizar o software. Através dos recursos que o Geogebra oferece como animação, diferentes formas de preenchimentos de figuras, etc., foi possível demonstrar aos alunos alguns conceitos da geometria que seria difícil demonstrar aos alunos somente com quadro e giz, pois isso dependeria muito da capacidade de abstração que muito alunos dos ensinos fundamental e médio ainda não possuem. Outro fator abordado na pesquisa foi a mediação do professor em sala de aula. Afinal, em vez de utilizar o Geogebra para transmitir os conteúdos, a pesquisa foi direcionada de forma que os alunos tirassem conclusões através da indução provocada pelo pesquisador por meio das atividades propostas. Após as atividades foram feitas entrevistas com alguns alunos, escolhidos pelas turmas que participaram da pesquisa, com a finalidade de avaliar de que forma a utilização do Geogebra influenciou na aprendizagem desses alunos. Ainda cabe ressaltar que foram evidenciadas as dificuldades enfrentadas pelos alunos e pelo pesquisador no decorrer dos encontros.
Abstract: This work was focused in the way to understand how informatics can help students to learn geometrics and think about a way to make a geometrics studs more dynamics. For this purpose was developed some activities on informatics laboratory with second years students from the Professor Alcides Jubé High School on evenings about six meetings between researches and students in this High School lab. These meetings happen during about fifteen days only. The motivation for this research took place from the difficulties students have in making abstractions over the contents of the discipline of geometry, and demonstrations. The choice to use the software GeoGebra was because it has a good performance and is operate on both platforms most used in education, Windows and Linux. Although, this software doesn‟t have any charge or tax to install and can be used by the student even home. Another advantage of GeoGebra is that this software can be accessed directly from the Internet without the need of software installed on your computer that the student will use the software. Across the resources offered by GeoGebra like as animation, different ways to fill forms, etc., was possible demonstrate to the students some geometry concepts that would be hard to demonstrate to students only with Black-board and chalk, cause this will depends a lot of the abstraction ability from the students and many of the students from the basic and high school don‟t have this ability. Another factor addressed in the study was the mediation of the teacher in the classroom. After all, instead of using the GeoGebra to convey the content, the research was directed so that students drawing conclusions through induction caused by the researcher through the proposed activities. After the activities conducted interviews with some students, chosen by the students who participated in the survey, with the aim of assessing how the use of GeoGebra influences the learning of these students. Yet it is noteworthy that were shown the difficulties faced by students and by the researcher during the meetings.
Keywords: Geometria
Geogebra
Informática na educação
Educação matemática
Geometry
Geogebra
Informatics in education
Math education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: SILVA, Tiago Avelino da. Utilização do geogebra na aprendizagem em geometria. 2010. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3303
Issue Date: 26-Nov-2010
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tiago Avelino da Silva.pdfMonografia2.11 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.