???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3330
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância das quatro operações fundamentais da aritmética no ensino usando jogos
???metadata.dc.creator???: Caetano, Kátia Correia
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alves, Kelen Michela Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Flávio Antônio dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Sebastião Divino dos
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho refere-se à abordagem de Jogos no Ensino das Quatro Operações Fundamentais da Aritmética, tendo como objetivo principal desenvolver nos alunos as habilidades e raciocínio lógico e reforçar seus conhecimentos. Na parte histórica foi feito uma breve análise do surgimento dos números estudando como era sua escrita e evolução até os dias de hoje; como era aplicadas as Operações da Aritmética e como eram trabalhados os jogos no ensino da Matemática, com isso ouve a necessidade de definirmos o que entendemos sobre os jogos e qual sua relação e contribuição no processo ensino aprendizagem. Com o desenvolvimento da pesquisa e da aplicação do trabalho, percebemos que muitas vezes os alunos possuem o conhecimento teórico do conteúdo, mas ao se deparar com situações de seu dia-a-dia encontram muita dificuldade. Com o objetivo de educar para a vida as situações-problema envolvendo jogos se tornam indispensáveis, assim como o estímulo de fazer com que o aluno busque novos exemplos de aplicações do conteúdo de Operações. Assim deve-se priorizar a formação de indivíduos críticos, capazes de questionar e modificar a realidade, sabendo interpretar informações implícitas em problemas, operações e jogos.
Abstract: This study deal with games in the teaching the Four Arithmetic Fundamental Operations. It have how major objective develop the abilities and logical reasoning as well as reinforce your knowledges. In the historical parte was made a quickly analyze of the appearing of the number studying how was your writing and evolution until nowadays and the application of the Arithmetic Operations and the utilization of games in the mathematic teaching. So had the necessity of define what we understand about the games and your relation and contribution in the learning and teaching process. With the development of the research and study application we discover that the students, a lot of times, have theoretical knowledge, but utilizing it mathematic every day, they have a lot of difficulties. This way, the objective of educate to the life utilizing games is indispensable, the same with for stimulus the student find new objectives of applications of the Arithmetic Operations. Therefore we must prioritize the formation of critic people. They need be able to question and modify the reality, knowing interpret implicit informations in problems, operations and games.
Keywords: Operações
Números
Ensino
Aprendizagem
Jogos
Operations
Numbers
Teaching
Learning
Games
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: CAETANO, Kátia Correia. A importância das quatro operações fundamentais da aritmética no ensino usando jogos. 2011. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3330
Issue Date: 22-Nov-2011
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Katia Correia Caetano.pdfMonografia1.09 MBAdobe PDFDownload/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.