???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3331
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ensino-aprendizagem da geometria usando materiais concretos
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Leidiana Maria
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Liliane de Oliveira
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta alguns métodos no ensino e aprendizagem da Geometria, refletindo sobre a existência de diferentes estratégias de ensinar, tendo como finalidade buscar um ensino mais significativo de Matemática, tomando um pensamento autônomo e critico e assim desencadeando melhoras no raciocínio geométrico e na percepção espacial, mais não deixando à parte a história da geometria, pois essa nos instiga a percorrer os caminhos já trilhados por matemáticos e as idéias anteriormente aplicadas, e que ainda nos ensina e ajuda no nosso dia-a-dia. No ensino da geometria usa-se muito da linguagem e simbolismo e o livro didático por sua vez reduz a geometria a formulas sem interagir com a realidade. No entanto, alguns livros didáticos vêm sendo reformulados, trazendo uma aprendizagem significativa. Deparando com esses problemas relacionados à aprendizagem da geometria, foram investigados autores que apresentam métodos adequados para a compreensão de vários conceitos geométricos, transmitindo o conhecimento, através de materiais concretos, de forma contextualizada e integrada à realidade e assim foram desenvolvidas e testadas novas metodologias que envolveram situações propiciadas para discussões e reflexões, tais como atividade visual-tátil, como poliedros com canudos, dobraduras e Cortez de sabão, que compreendem criação, manuseio e a obtenção do conhecimento geométrico, tornando a geometria prazerosa, criativa e útil, garantindo assim a participação e interesse dos alunos.
Abstract: This paper presents some methods for teaching and learning of geometry, reflecting the existence of different strategies of teaching, with the purpose to seek a more meaningful teaching of mathematics, taking a critical and autonomous thinking and thus triggering improvements in geometric reasoning and spatial awareness , no more leaving aside the history of geometry, because this encourages us to the paths already trodden by mathematicians and ideas previously applied, and still teaches and helps in our day to day. In teaching geometry uses up much of the language and symbolism and the textbook in turn reduces the geometry formulas without interacting with reality. However, some textbooks are being rewritten, bringing a significant learning. Faced with these problems related to learning of geometry, were authors who have investigated appropriate methods for understanding various geometrical concepts, transmitting knowledge through concrete materials in context and integrated with reality and so have been developed and tested new methodologies that involved situations conducive to discussion and reflection, such as visual-tactile activity, such as polyhedral with straws, folding and Cortez of soap, which include creation, handling and obtaining the geometrical knowledge, making the geometry joyful, creative and useful, thus ensuring the participation and student interest.
Keywords: Geometria
Material concreto
Estratégia de ensino e aprendizagem
Geometry
Concrete material
Teaching and learning strategy
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: FERREIRA, Leidiana Maria. Ensino-aprendizagem da geometria usando materiais concretos. 2011. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3331
Issue Date: 25-Nov-2011
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leidiana Maria Ferreira.pdfMonografia3.5 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.