???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3337
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O ensino da geometria sob as perspectivas de Piaget e Van Hiele
???metadata.dc.creator???: Marques, Sabrina Kock Camêlo
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Flávio Antônio dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Liliane de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Miranda, Sônia Gonçalves
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Jean William Fritz Piaget (1896 – 1980), quanto à teoria do desenvolvimento cognitivo e do casal Dina Van Hiele Geldof e Pierre Marie Van Hiele (1957), que propôs um modelo visando o ensino de Geometria em conformidade com as habilidades psicológicas dos alunos, chamado Modelo de Van Hiele. Este trabalho pede em sua execução a leitura crítica e reflexiva de teorias que sirvam de base para o tema em questão. Contudo, parte-se de uma problemática, a dificuldade de ensino e aprendizagem de Geometria, para a sugestão de métodos de ensino que atuem de forma eficaz na aplicabilidade do tema proposto. Sendo assim, pretende-se fazer um paralelo entre os dois pressupostos teóricos, a fim de tirar conclusões a respeito do que há em comum entre as duas teorias e o que pode nos servir para uma prática de ensino, com o intuito de obtermos dados para serem analisados, tendo em vista o desinteresse dos alunos quanto à aquisição deste conteúdo, a Geometria. Tem como objetivo principal observar os alunos do ensino fundamental na aprendizagem de Geometria, em que o educador utiliza dinâmicas para aplicação do conteúdo em conformidade com a capacidade cognitiva dos alunos. Trata-se de uma pesquisa com abrangência social, contextualizando o ensino de Geometria, através das Teorias de Piaget e Van Hiele, tornado menos problemático aprender matemática. Por conseqüência, diminuir-se-ão os números das estatísticas que apontam para um quadro negativo do ensino/aprendizagem em Matemática. Desse modo, conclui-se que, se tivermos melhores métodos de ensino, teremos melhores resultados alcançados com os alunos.
Abstract: This work is based on the theoretical assumptions of William Fritz Jean Piaget (1896 – 1980), on the theory of cognitive development and the couple Dina Van Hiele Geldof and Pierre Marie Van Hiele (1957), who proposed a model aimed at teaching geometry in accordance with the psychological skills of students, called Van Hiele Model. This paper asks in its execution to critical reading and reflective of theories as a basis for the issue at hand. However, part is a problem, the difficulty of teaching and learning of geometry, to the suggestion of teaching methods that work effectively on the applicability of the proposed theme. Therefore, it is intended to draw a parallel between the two theoretical assumptions in order to draw conclusions about what is common between the two theories and that can serve us for a teaching practice, in order to obtain data to be analyzed in view of the disaffection of students regarding the acquisition of content, geometry. Its main objective is to observe the elementary students in learning geometry, in which the teacher uses dynamic content for application in accordance with the cognitive ability of students. It is a comprehensive survey of social, contextualizing the teaching of geometry, through the theories of Piaget and Van Hiele, become less problematic learn mathematics. Consequently, lower will be the number of statistics that point to a negative picture of the teaching / learning in mathematics. Thus, we conclude that if we have better teaching methods, we achieved better results with students.
Keywords: Geometria
Piaget
Van Hiele
Geometry
Piaget
Van Hiele
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: MARQUES, Sabrina Kock Camêlo. O ensino da geometria sob as perspectivas de PIaget e Van Hiele. 2011. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3337
Issue Date: 23-Nov-2011
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sabrina Koch Câmelo Marques.pdfMonografia375.73 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.