???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3353
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Professores de matemática e suas considerações sobre o ensino de geometria
???metadata.dc.creator???: Silva, Renata Nunes da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Luciano Feliciano de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Baleeiro, Ana Paulo Alves
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Ronan Santana dos
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho intitulado “Professores de matemática e suas considerações sobre o ensino de geometria”, visou investigar quais as dificuldades que os professores de matemática enfrentam para ensinar geometria no Ensino Fundamental. E para expressar a importância desse trabalho é conveniente lembrar que desde os homens primitivos as formas e estruturas geométricas sempre estiveram e ainda continuam presentes na vida do homem. Esse trabalho apresenta um breve histórico da geometria, alegações sobre sua relevância, evolução e deficiência no ensino da mesma, além de ressaltar as orientações dos PCN sobre a importância de se ensinar geometria e a formação dos professores em relação a esse conteúdo. Para a realização desse trabalho foi adotada uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas semi-estruturadas, mas também foram feitos levantamentos bibliográficos para realizar a coleta de informações. Os dados que nortearam a pesquisa foram coletados com seis professores de matemática de escolas públicas que ensinam geometria no Ensino Fundamental. A esses profissionais da educação foi dada a liberdade de expressar e expor a situação de seu próprio trabalho e suas vozes foram ouvidas para uma melhor compreensão da realidade do ensino da geometria na sala de aula. Que por sinal não está em boas condições como se pode perceber na análise dos dados pesquisados, devido aos vários fatores que interferem no processo de ensino da geometria.
Abstract: This final paper named “Math teachers and their considerations about geometry teaching”, was done with the purpose of investigating what are the dificulties that math teachers face to teach geometry in Elementary School. And to express the importance of this paper is essencial to remind that since primitive men the geometric ways and structures had been always and still are present in men`s life. This paper shows a brief story about geometry, allegations about its importance, evolution and defective about the teaching of it, besids, it juts out guidings of PCN about the importance of teaching geometry and the graduation of teachers related to this content. To realize this paper was adopted a qualitative approaching throughout interviews semi-estructured, but also bibliographic survey was done to realize the information`s collection. The data that guided this search, was collected with six math teachers from pubic schools that teach geometry in Elementary School. To these professionals of education, the right of expressing their opinion themselves was given besides they displayed their job`s condition, their voices were listened to a better comprenension about the reality in teaching geometry in the classroom. By the way, the classroom are not in good condition, this fact we can notice analysing the data searched, as a result of the several factors that interfe in the geometry `s teaching process.
Keywords: Geometria
Ensino
Professor de matemática
Geometry
Teaching
Math teacher
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: SILVA, Renata Nunes da. Professores de matemática e suas considerações sobre o ensino de geometria. 2009. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3353
Issue Date: 3-Dec-2009
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata Nunes da Silva.pdfMonografia200.1 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.