???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3590
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | Educação para as mídias |
???metadata.dc.creator???: | Rosa, Célia Maria Dias Morais, Rosângela Gonçalves de |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Gomes, Luiz Antônio Lopez |
???metadata.dc.description.resumo???: | Nossa proposta é mostrar que a televisão faz parte do dia-a-dia das pessoas, principalmente das crianças, e por conseqüência de professores e alunos. Especialmente no Brasil a televisão tem papel importante no imaginário das pessoas e na relação que elas mantêm com o mundo real, já que é através da televisão que a maioria da população conhece e fica sabendo o que acontece no Brasil e em outros países. A televisão é um hábito, um entretenimento é uma maneira de nos colocarmos em relação com o outro, próximo e distante. Isso mostra a importância das mídias, em especial a televisão, como um veículo de comunicação de massa, ser objeto de estudo, debate e avaliação. Por isso, iniciamos nosso estudo pela Escola de Frankfurt para uma visão crítica da industria cultural e como essa influi na vida e no comportamento cultural da sociedade. Pesquisamos também, a história da televisão no Brasil como as primeiras transmissões de televisão, sua chegada ao país através de Francisco de Assis Chanteaubriand, as principais redes de televisão do Brasil e a relação desta com o meio político, social e econômico. A legislação dos meios de comunicação também fez parte dos estudos por sabermos a importância dos cidadãos saberem os direitos e deveres do seu principal veículo de entretenimento e informação, para tanto a educação para as mídias é de fundamental importância para que todos possam conhecer e utilizar esse veículo com uma leitura crítica das mídias. Mídia e Educação: Televisão X professor – aluno, o convívio pacífico entre professor e televisão na escola é de especial importância para as próprias relações do aluno com os conteúdos escolares e do professor com seus alunos, pois, ao se referirem a eles, estarão falando de uma cultura comum e compartilhada. A televisão e suas influencias, como sabemos é bastante forte e intensa, já que desde cedo as crianças são expostas a esse meio de comunicação e ao entrarem na escola sua cultura televisiva é diária e consistente desde a infância até o final da vida. Para concluir o nosso trabalho faremos uma relação entre a mídia e a educação, de como os professores podem utilizar a televisão em sala de aula. E assim enriquecer sua prática pedagógica, através de fatos relacionados à vivência cotidiana do educando e valorizando sua bagagem cultural. |
Keywords: | Televisão Educação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Itaberai |
???metadata.dc.publisher.program???: | Pedagogia |
Citation: | ROSA, Célia Maria Dias; MORAIS, Rosângela Gonçalves de. Educação para as mídias. 2009. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2009. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3590 |
Issue Date: | 25-Nov-2009 |
Appears in Collections: | Pedagogia / Itaberaí - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG 037 0154-2009.pdf | MG 037 0154-2009 | 99.75 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.