???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3590
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação para as mídias
???metadata.dc.creator???: Rosa, Célia Maria Dias
Morais, Rosângela Gonçalves de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gomes, Luiz Antônio Lopez
???metadata.dc.description.resumo???: Nossa proposta é mostrar que a televisão faz parte do dia-a-dia das pessoas, principalmente das crianças, e por conseqüência de professores e alunos. Especialmente no Brasil a televisão tem papel importante no imaginário das pessoas e na relação que elas mantêm com o mundo real, já que é através da televisão que a maioria da população conhece e fica sabendo o que acontece no Brasil e em outros países. A televisão é um hábito, um entretenimento é uma maneira de nos colocarmos em relação com o outro, próximo e distante. Isso mostra a importância das mídias, em especial a televisão, como um veículo de comunicação de massa, ser objeto de estudo, debate e avaliação. Por isso, iniciamos nosso estudo pela Escola de Frankfurt para uma visão crítica da industria cultural e como essa influi na vida e no comportamento cultural da sociedade. Pesquisamos também, a história da televisão no Brasil como as primeiras transmissões de televisão, sua chegada ao país através de Francisco de Assis Chanteaubriand, as principais redes de televisão do Brasil e a relação desta com o meio político, social e econômico. A legislação dos meios de comunicação também fez parte dos estudos por sabermos a importância dos cidadãos saberem os direitos e deveres do seu principal veículo de entretenimento e informação, para tanto a educação para as mídias é de fundamental importância para que todos possam conhecer e utilizar esse veículo com uma leitura crítica das mídias. Mídia e Educação: Televisão X professor – aluno, o convívio pacífico entre professor e televisão na escola é de especial importância para as próprias relações do aluno com os conteúdos escolares e do professor com seus alunos, pois, ao se referirem a eles, estarão falando de uma cultura comum e compartilhada. A televisão e suas influencias, como sabemos é bastante forte e intensa, já que desde cedo as crianças são expostas a esse meio de comunicação e ao entrarem na escola sua cultura televisiva é diária e consistente desde a infância até o final da vida. Para concluir o nosso trabalho faremos uma relação entre a mídia e a educação, de como os professores podem utilizar a televisão em sala de aula. E assim enriquecer sua prática pedagógica, através de fatos relacionados à vivência cotidiana do educando e valorizando sua bagagem cultural.
Keywords: Televisão
Educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Itaberai
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: ROSA, Célia Maria Dias; MORAIS, Rosângela Gonçalves de. Educação para as mídias. 2009. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3590
Issue Date: 25-Nov-2009
Appears in Collections:Pedagogia / Itaberaí - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG 037 0154-2009.pdfMG 037 0154-200999.75 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.