???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3591
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação infantil : tempo de cuidar e educar
???metadata.dc.creator???: Luz, Ana Claudia Silva da
Coelho, Jeruza Cunha
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gomes, Luiz Antônio Lopez
???metadata.dc.description.resumo???: Educação Infantil – Tempo de cuidar e educar é o tema deste estudo, cujo problema é: A educação existe de fato em instituições de educação infantil, ou o papel dela é apenas assistencial? Este trabalho de Conclusão de Curso ainda traz como objetivo geral, propor um olhar sobre a Educação Infantil em que as crianças sejam os principais motivos de se ter uma educação de qualidade. Para isso faz se necessário partir de objetivos específicos que são: conhecer o cotidiano das crianças em relação à vivencia em casa, e na comunidade; comparar comportamentos das mesmas nos diferentes meios sociais; verificar qual a importância desta instituição na vida destas crianças; analisar o papel da mesma na atualidade com o papel dela no passado; verificar como o processo educacional ocorre nestas instituições e como deveria ocorrer. É importante ressaltar que a escolha do tema, justifica-se pelo fato de uma preocupação com a educação formal de crianças de zero a seis anos que passam a maior parte do dia em instituições educativas. Dessa forma, essas crianças merecem uma atenção especial nesta fase de suas vidas, pois a maior parte delas são de famílias pobres e freqüentam instituição públicas porque seus responsáveis não têm condições de deixá-las em outro local. A creche é uma delas que é vista como uma ultima opção, onde favorece apenas os responsáveis que não tem com quem deixar suas crianças. Com a atenção voltada exclusivamente para a educação ou para a formação de das crianças, percebe-se que a função desenvolvida nestas instituições pode ser transformada. Esta pode deixar de ser um local de assistência social para ser uma instituição verdadeiramente educativa. Desta forma a educação dessas crianças deve ter a atenção de todos os envolvidos na criação das mesmas, desde a infância com o início do convívio social. Todos e possíveis meios de melhorar a educação devem ser analisados para que alcance resultados satisfatórios no trabalho realizado por profissionais capacitados para a educação infantil Este trabalho justifica-se também, por apresentar através de estudos, mudanças que possivelmente poderão ocorrer caso o trabalho realizado em instituições de educação infantil tenha uma visão educativa, tenho com objetivo a formação básica de crianças ocorrida nestas instituições.
Keywords: Educação infantil
Cuidar
Educar
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Itaberai
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: LUZ, Ana Claudia Silva da; COELHO, Jeruza Cunha. Educação infantil: tempo de cuidar e educar. 2009. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3591
Issue Date: 28-Nov-2009
Appears in Collections:Pedagogia / Itaberaí - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG 037 0148-2009.pdfMG 037 0148-2009112.7 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.