???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3598
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O princípio de Cavalieri no ensino médio: uma abordagem didática alternativa para o estudo de volumes
Other Titles: The Cavalieri principle in high school: a alternative didactic approach to the study of volumes
???metadata.dc.creator???: Marques, Eidy Lorrany de Lima
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Azevedo, Herbert Wesley
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mesquita, Fabriny Aparecida Souza
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Sônia Maria de Andrade
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho propõe uma abordagem para o ensino de volumes no Ensino Médio, desta- cando o uso do Princípio de Cavalieri como uma ferramenta educacional importante. O objetivo principal é analisar a viabilidade e eficácia desse procedimento alternativo em comparação com os métodos tradici- onais de cálculo de volumes. Esta pesquisa é uma pesquisa bibliográfica e documental que é dividida em três etapas distintas. Inicialmente, uma revisão teórica é conduzida, explorando a literatura existente sobre o Princípio de Cavalieri e sua aplicabilidade no contexto educacional posteriormente, além do uso de al- guns livros didáticos, também será feito a seleção dos conteúdos pesquisados e por fim, a produção textual. Serão utilizados estudos de vários autores como Pontes (2014), Tose (2017) entre outros. A problemática abordada neste estudo visa encontrar soluções para desafios reais no ensino de Matemática, com potencial para melhorar a qualidade da educação e promover uma compreensão mais profunda dos conceitos mate- máticos. Isso não apenas enriquece o âmbito acadêmico e científico, mas também tem o potencial de trans- formar a experiência educacional com base nas análises dos livros didáticos. Os resultados obtidos nesta pesquisa contribuirão para uma compreensão mais aprofundada da eficácia do Princípio de Cavalieri como ferramenta de ensino. Além disso, será uma base importante de conhecimento que apresenta algumas re- flexões teóricas relacionadas ao como tornar o ensino de volumes mais compreensível e envolventes aos alunos.
Abstract: The present work proposes an approach to teaching volumes in high school, highlighting the use of Cavalieri's Principle as an important educational tool. The main objective is to analyze the feasibility and effectiveness of this alternative procedure in comparison with traditional volume calculation methods. This research is a bibliographic and documentary research that is divided into three distinct stages. Initially, a theoretical review is conducted, exploring the existing literature on Cavalieri's Principle and its applicability in the educational context. text production. Studies by various authors such as Pontes (2014), Tose (2017) among others will be used. The problem addressed in this study aims to find solutions to real challenges in Mathematics teaching, with the potential to improve the quality of education and promote a deeper understanding of mathematical concepts. This not only enriches the academic and scientific sphere, but also has the potential to transform the educational experience based on textbook analyses. The results obtained in this research will contribute to a deeper understanding of the effectiveness of Cavalieri's Principle as a teaching tool. Furthermore, it will be an important knowledge base that presents some theoretical reflections related to how to make teaching volumes more understandable and engaging for students.
Keywords: Princípio de Cavalieri
Ensino de matemática
Ensino médio
Cálculo de volumes
Abordagem alternativa
Cavalieri principle
Mathematics teaching
High school
Alternative approach
???metadata.dc.subject.cnpq???: ALGEBRA::GEOMETRIA ALGEBRICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitária de Porangatu
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: MARQUES, Eidy Lorrany de Lima. O princípio de Cavalieri no ensino médio: uma abordagem didática alternativa para o estudo de volumes. 2023. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Matematica) - Universidade Estadual de Goiás, Porangatu.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3598
Issue Date: 15-Dec-2023
Appears in Collections:Matemática / Porangatu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EIDY_LORRANY_DE_LIMA_MARQUES 1.pdfO princípio de Cavalieri no ensino médio: uma abordagem didática alternativa para o estudo de volumes3.28 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.