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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Inclusão : caminhos percorridos e a percorrer
???metadata.dc.creator???: Rosa, Celimar Aleixo dos Nascimento
Santos, Hosana Ramos dos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ribeiro, Lenildes
???metadata.dc.description.resumo???: A história da educação inclusiva no Brasil teve seu início marcado em meados do século XIX. Alguns autores como Marcos Mazzotta (2001), destacam que o atendimento especial a portadores de necessidades especiais está sob um novo olhar, sendo contemplado por algumas políticas públicas e sociais. A Constituição da República de 1988 admite esse atendimento especializado e defende ainda que ele deve ser oferecido, preferivelmente, pelo sistema de ensino regular; em vista da concretização de Leis e documentos internacionais que, como a Declaração de Salamanca, elaborada pela UNESCO numa Conferência Internacional realizada pela ONU na Espanha, em 1994, defende a Educação para Todos. Também faz parte da história da inclusão educacional e social da pessoa com deficiência, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, que determina que alunos com deficiências terão o direito de escolaridade, apoio especializado e participação em classes comuns de ensino regulares. Outro aspecto que deve ser bem observado é a questão da formação do professor, tendo em vista a continuação dessa formação. Autores como Mantoan (2003), apontam que o professor deve estar preparado para a inclusão, uma vez que a sociedade passa por profundas transformações, e a única saída é a mencionada inclusão. E para tanto, é necessário, mais do que nunca, mudar a estrutura do sistema educacional brasileiro para torná-lo verdadeiramente inclusivo, pois são constantes os desafios relacionados à adaptação pessoal entre os alunos, professores e funcionários, tanto no processo educacional quanto de socialização, considerando a presença histórica do preconceito e da exclusão. Perante a Lei, todas as pessoas são iguais e têm o mesmo direito à educação, indiferentemente de suas diferenças ou necessidades. Sabe-se que não basta estar na escola, e que é necessário a integração para que haja o desenvolvimento e a aprendizagem aconteça. Para Mantoan, o desafio é o espaço vazio existente entre o que diz a legislação e a realidade. Entretanto, embora seja notável o fato de que o sistema educacional deixa muito a desejar, a autora acredita que ainda é possível sonhar com a inclusão (2003 p. 92); despertando a necessidade de ações educacionais que devem ser aplicadas no 5 contexto escolar em diferentes níveis, para facilitar novos olhares sobre as pessoas com deficiências, assumindo assim, atitudes inclusivas. O desafio está lançado!
Keywords: Inclusão na educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Itaberai
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: ROSA, Celimar Aleixo dos Nascimento; SANTOS, Hosana Ramos dos. Inclusão: caminhos percorridos e a percorrer. 2007. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3624
Issue Date: 27-Nov-2007
Appears in Collections:Pedagogia / Itaberaí - Monografia

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