???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3674
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Concepções do ensino de gramática no nono ano do ensino fundamental
???metadata.dc.creator???: Barreto, Ana Érica Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Casella, Cesar Augusto de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Silvone Fernandes Melchior
???metadata.dc.contributor.referee2???: Mateus, Nubia Teodora da Cunha
???metadata.dc.description.resumo???: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cujas considerações focam no estudo da gramática e das abordagens gramaticais realizadas pelo livro didático de Línguas Portuguesa, Trabalhando com a Linguagem, adotado no nono ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Benedito Pinheiro de Abreu, no município de Itaberaí, Goiás. O objetivo geral é analisar a metodologia das atividades com que trabalha essa obra, a fim de um aprofundamento do conhecimento da língua e de como ela é tratada a partir do ensino vigente nas salas de aula. Trata-se dos pressupostos dos autores pesquisados, cujos pensamentos convergem para a noção de que é necessário existir um tratamento unificado no estudo da língua: gramática, leitura e produção de texto precisam ser abordadas vinculadamente, para que haja uma aprendizagem ampla e sejam adquiridas as habilidades e as competências requeridas para o estudante da língua. Também d análise dos aspectos gramaticais de estrutura das palavras, ortografia, pontuação e acentuação.
Abstract: This is a literature whose considerations focus on the study of grammar and grammatical approaches undertaken by the Portuguese language textbook, Working with the language adopted in the ninth year of elementary school in the State School Pine Benedito de Abreu, in the municipality of Itaberaí, Goiás the overall objective is to analyze the methodology of working with activities that work in order to deepen the knowledge of the language and how it is handled from the prevailing teaching in classrooms. These are the assumptions of the authors surveyed, whose thoughts converge on the notion that there must be a unified treatment in language study: grammar, reading and text production need to be addressed linking it to, so there are a wide learning and acquired the skills and competencies required for the student of language. Also d analysis of grammatical aspects of word structure, spelling, punctuation and accentuation.
Keywords: Língua ensino/aprendizagem
Língua portuguesa
Gramática
Metodologia
Portuguese language
Grammar
Methodology
Teaching / learning
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Letras - Portugues - Ingles
Citation: BARRETO, Ana Érica Oliveira. Concepções do ensino de gramática no nono ano do ensino fundamental. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3674
Issue Date: 30-Jan-2014
Appears in Collections:Letras / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Érica Oliveira Barreto.pdfMonografia1.7 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.