???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3722
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O uso de materiais manipuláveis no ensino de trigonometria nas aulas de matemática do 9º ano
Other Titles: The use of manipulable materials in teaching trigonometry in 9th grade mathematics classes
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Thiago Antonio
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ramos, Ana Carolina Porto
???metadata.dc.contributor.advisor2???: Azevedo, Herbert Wesley
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mesquita, Fabriny Aparecida Souza
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Sonia Maria de Andrade
???metadata.dc.description.resumo???: A Trigonometria é uma área da Matemática que trabalha com a compreensão das relações entre ângulos e lados de triângulos, com o ensino didático ministrado no final do Ensino Fundamental, especificamente no 9º ano. Esta pesquisa tem como objetivo oferecer elementos metodológicos que contribuam para o ensino e desenvolvimento da Trigonometria na disciplina de Matemática. Além disso, busca refletir sobre a importância do ensino da Trigonometria nesse nível educacional, analisando sua disposição na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Uma ênfase adicional é dada à proposta de utilização de materiais manipuláveis como estratégia didática para o ensino de Trigonometria no 9º ano. A pesquisa levanta a problemática do desafio no ensino da Trigonometria, destacando as dificuldades encontradas pelos alunos diante dos conceitos como razões trigonométricas e círculo trigonométrico. O estudo empregará o método qualitativo de pesquisa, utilizando análise documental e bibliográfica como ferramentas principais para alcançar os objetivos propostos. As análises serão focadas nos documentos oficiais educacionais, como a BNCC e o DC-GO, visando identificar e compreender como a Trigonometria é proposta nesses documentos para o Ensino Fundamental. Além disso, será realizado um levantamento bibliográfico, buscando referências e estudos que abordem estratégias de ensino e materiais didáticos voltados para a compreensão efetiva da Trigonometria pelos estudantes do 9º ano.
Abstract: Trigonometry is an area of Mathematics that works with understanding the relationships between angles and sides of triangles, with didactic teaching taught at the end of Elementary School, specifically in the 9th year. This research aims to offer methodological elements that contribute to the teaching and development of Trigonometry in the Mathematics discipline. Furthermore, it seeks to reflect on the importance of teaching Trigonometry at this educational level, analyzing its provision in the National Common Curricular Base (BNCC) and in the Curricular Document for Goiás (DC-GO). Additional emphasis is given to the proposal to use manipulative materials as a teaching strategy for teaching Trigonometry in the 9th year. The research raises the issue of the challenge in teaching Trigonometry, highlighting the difficulties encountered by students when faced with concepts such as trigonometric ratios and trigonometric circle. The study will employ the qualitative research method, using documentary and bibliographic analysis as the main tools to achieve the proposed objectives. The analyzes will focus on official educational documents, such as the BNCC and the DC-GO, aiming to identify and understand how Trigonometry is proposed in these documents for Elementary Education. In addition, a bibliographical survey will be carried out, searching for references and studies that address teaching strategies and teaching materials aimed at the effective understanding of Trigonometry by 9th year students.
Keywords: Trigonometria
BNCC
Ensino
Educação Básica
DC-GO
Trigonometry
Teaching
Basic education
???metadata.dc.subject.cnpq???: ALGEBRA::GEOMETRIA ALGEBRICA
MATEMATICA::ALGEBRA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitária de Porangatu
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: RODRIGUES, Thiago Antonio. O uso de materiais manipuláveis no ensino de trigonometria nas aulas de matemática do 9º ano. 2023. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Matematica) - Universidade Estadual de Goiás, Porangatu.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3722
Issue Date: 15-Dec-2023
Appears in Collections:Matemática / Porangatu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_THIAGO_ANTÔNIO_RODRIGUES 1.pdfO uso de materiais manipuláveis no ensino de trigonometria nas aulas de matemática do 9º ano2.97 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.