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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL Nº 10.639/03 NO COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ PEREIRA FAUSTINO (CRISTIANÓPOLIS/GOIÁS – 2003 a 2018)
???metadata.dc.creator???: Abadia, Lindomar Gonçalves da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Rubislei Sabino da
???metadata.dc.description.resumo???: A escolha por discutir a implementação da Lei Federal n°10.639/03 no Colégio Estadual José Pereira Faustino, em Cristianópolis-GO, no período de 2003 a 2018, deu-se pelo fato de ser ex-aluno da referida instituição de ensino da rede pública estadual, bem como pelo interesse específico de um historiador em formação, que considera importante refletir de que forma a citada lei está sendo aplicada no âmbito escolar com foco nas discussões étnico-raciais. A pesquisa teve como objetivo geral investigar os processos de aplicabilidade da Lei Federal n° 10.693/03 na supracitada instituição educacional com foco no desenvolvimento de possíveis projetos e resultados alcançados entre o seu período de aprovação até o presente momento. Para responder este questionamento, usou-se o percurso metodológico relativo à fonte escrita (uso de questionários) e os aportes teóricos de autores, entre outros: Barros (2017), Garcia (2007) e Brasil (2003). Ao final da pesquisa aplicou-se questionários a professores e alunos do Ensino Médio, nos quais pode ser observado que, apesar da existência de um dispositivo legal e os professores afirmarem conhecer a lei, os alunos, por sua vez, não conhecem esse dispositivo legal e, de fato, o que existe é uma divergência entre professores e alunos no que tange às questões étnico-raciais.
Abstract: The choice to discuss the implementation of Federal Law No. 10,639/03 at Colégio Estadual José Pereira Faustino, in Cristianópolis-GO, from 2003 to 2018, was due to the fact that he was a former student of the aforementioned educational institution in the network. public state, as well as the specific interest of a historian in training, who considers it important to reflect on how the aforementioned law is being applied in the school environment with a focus on ethnic-racial discussions. The research had the general objective of investigating the applicability processes of Federal Law No. 10,693/03 in the aforementioned educational institution with a focus on the development of possible projects and results achieved between its approval period until the present moment. To answer this question, we used the methodological approach related to the written source (use of questionnaires) and the theoretical contributions of authors, among others: Barros (2017), Garcia (2007) and Brasil (2003). At the end of the research, questionnaires were administered to high school teachers and students, in which it can be observed that, despite the existence of a legal provision and the teachers claiming to know the law, the students, in turn, do not know this legal provision. and, in fact, what exists is a divergence between teachers and students regarding ethnic-racial issues.
Keywords: Movimento Negro
Racismo
Lei Federal nº 10.639/03
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Historia
Citation: Abadia, Lindomar Gonçalves da. A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL Nº 10.639/03 NO COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ PEREIRA FAUSTINO (CRISTIANÓPOLIS/GOIÁS – 2003 a 2018). 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Historia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3784
Issue Date: 12-Dec-2018
Appears in Collections:História / Pires do Rio - Monografia

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