Recent Submissions
É SÓ COMEÇAR: Jogar, Brincar e Aprender História na Segunda Fase do Ensino Fundamental (Pires do Rio-GO- 2015 - 2016)
A presente pesquisa tem como objetivo discutir a utilização da série Civilization (1991 - 2010) e do jogo Grepolis (2009) como ferramentas didáticas para despertar o interesse dos alunos e melhorar o processo ensino aprendizagem na disciplina de História, para os sextos anos Ensino Fundamental II. Para alcançar os objetivos propostos, serão utilizados como fonte os próprios jogos. Nesse sentido: o trabalho será organizado em dois capítulos: o primeiro (Jogar, Brincar, Pensar e Aprender H...
O COMPROMISSO EM UMA SOCIEDADE SEM ESTADO DURANTE O SÉCULO XI E XII: Perspectivas Historiográficas
A pesquisa tem como finalidade analisar os equilíbrios sociais da sociedade senhorial. A escolha pelo recorte temporal, ou seja, século XI e XII, deu-se em virtude de uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Pires do Rio, com o tema: A Senhorialização da Ordem do Templo segundo os cartulários meridionais: poder, memória e territorialidade (séculos XII e XIII); no programa de iniciação científica (PIBIC), junto ao meu orientador Bruno Tadeu Salles. Temos como caminho metodológi...
QUANDO OS SERAFINS SOBREVIVERAM AOS “DIABOS DO SERTÃO”: Cangaço, Poder e Memória Familiar
São nas pequenas comunidades que encontramos os mais fortes laços sociais, que podem ser estabelecidos por diferentes motivos. São as relações de poder que se estabelecem nesse círculo que irão definir a forma como seus membros fazem construções sobre a imagem do próximo. Assim, analisar como determinados conflitos interferem nesse processo de construção da imagem nos permitirá, também, compreender o significado do discurso apresentado pelos mesmos. Interpretar os mitos que surgem e se ...
“AVIDA ME LEVOU A ISSO, E EU GOSTEI” – HISTÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA APOSENTADA
Este trabalho teve como objetivo compreender o processo de formação docente por meio da história de vida de uma professora aposentada da cidade de Pires do Rio, em Goiás. Para tanto, foi necessário repensar o processo de formação, estabelecendo a interação entre o desenvolvimento pessoal e profissional, com base nos saberes adquiridos ao longo da vida. Para a consecução desse objetivo, procedeu-se à metodologia narrativa de formação, com ênfase na biografia educativa do sujeito, isto é, ...
O USO DA SÉRIE GAME OF THRONES COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS/CÂMPUS PIRES DO RIO (2013 a 2016)
A série de TV Americana Game Of Thrones foi criada a partir dos livros As Crônicas de Gelo e Fogo, escritos por George R. R. Martin e adaptada para a TV por David Benioff e D.B. Weiss. A série mostra a luta entre vassalos pelo Trono de Ferro, em busca de honra e reinado, ou seja, trata de um conteúdo imaginário, criado por George R. R. Martin, que busca enfatizar a relação de poder, em um reino fictício. Este reino, além de suas lutas internas, enfrena invasões de povos vizinhos ou até mesmo ...
O FILME “AS BRUXAS DE SALÉM” (1996) COMO FONTE HISTÓRICA
O filme As Bruxas de Salém (The Crucible) é uma produção norte-americana, de 1996, cuja classificação, quanto ao gênero, é o drama. O longa-metragem retrata um fato ocorrido na América do Norte, no final do século XVII, no ano de em 1692, no decorrer da Idade Moderna, quando aconteceu a última caçada às bruxas, que apontou a presença de bruxaria na cidade de Salém (uma pequena vila de Massachusetts – atual EUA). Esse filme será usado como fonte para nosso estudo, pois retrata um fato oco...
O CONFLITO ENTRE CRISTÃOS E MUÇULMANOS A PARTIR DOS FILMES El Cid (1961) e Cruzada (2005)
Este trabalho foi dividido em dois capítulos, os quais falarão um pouco sobre o conflito entre cristãos e mulçumanos. No primeiro, abordou-se como o Islã surgiu, quais são os seus pilares e a Charia. No segundo, discutiu-se sobre história e cinema, filmes sobre a Idade Média, utilizando as seguintes fontes: as obras cinematográficas El Cid (1961) e Cruzada (2005). Para a conclusão deste trabalho diversos autores para suporte teórico foram de suma importância para a abordagem do objeto de...
GANGUES E TURMAS: Embates Entre a Juventude dos Bairros “Rua do Fogo” (Santa Cecilia) e Vila Nova, em Pires do Rio-GO (1990 a 1999)
Esta pesquisa propõe análise e discutir sobre um movimento organizado entre a juventude que vive nos bairros “Rua do Fogo” (Santa Cecília) e “Vila Nova”, da cidade de Pires do Rio1 - Goiás. Tal movimento ocorreu entre os anos de 1990 a 1999, época em que dois grupos, formados nos bairros “Rua do Fogo” (Santa Cecilia) e “Vila Nova” envolviam-se, sucessivamente, em conflitos violentos. Esse tema foi escolhido para colocar em discussão momentos da história do município, que são contados pe...
O PERFIL DO SERTANEJO A PARTIR DOS PERSONAGENS JOÃO GRILO E CHICÓ NO FILME “O ALTO DA COMPADECIDA” (1889-1930)
A escolha do tema “O perfil dos Sertanejos a partir do filme ‘O Auto da Compadecida’”, deu- se por ter assistido ao filme várias vezes e ter grande interessante pelos personagens principais João Grilo e Chicó e suas atitudes para garantir sua sobrevivência em meio a miséria e exploração social. Foi observando esses personagens que surgiu o interesse em discutir o perfil dos sertanejos nordestinos apresentado neste filme, levando em consideração as suas dificuldades em sobreviver em um ...
IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ORTODOXA DE ANTIOQUIA SÃO JOÃO BATISTA DE IPAMERI-GO: Trajetória Histórica (1964-2011)
A escolha do tema “Igreja Católica Apostólica Ortodoxa de Antioquia São João Batista de Ipameri-GO: Trajetória Histórica (1964-2011)” deu-se pelo fato de passar sempre pela rua e observar o prédio da Igreja abandonado e em ruínas (inativo por quase 30 anos) e que, em 2011, esse quadro sofreu uma alteração, pois o prédio entrou em reforma. A partir de então, ao elaborar o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, propôs-se como problemática: quais os motivos que levaram ao fechamento da ...
LENDO NAS ENTRELINHAS DOS QUADRINHOS: O Ensino de História de Goiás a Partir da Revista Doca e Lucas
O interesse para desenvolver tal estudo surgiu por participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) entre os anos de 2014 a 2016 e, perceber que quase não se encontra material didático para o ensino de História de Goiás. E, nesse sentido, buscou-se então uma fonte para realizar um trabalho que pudesse contribuir, ou possibilitar pensar sobre o ensino de História de Goiás e, após pesquisa na internet encontrou-se a revista em quadrinhos de “Doca & Lucas em Anha...
O PIANISTA (2002) E O MENINO DO PIJAMA LISTRADO (2008): Representações e Concepções Sobre o Nazismo (1939 – 1945)
Esta pesquisa tem como objetivo a análise dos filmes “O Menino do Pijama Listrado (2002) e O Pianista (2008)” no contexto da segunda Guerra Mundial (1934-1945), marcada pelo holocausto, isto é, perseguição e extermínio dos judeus, eslavos, ciganos e homossexuais, como mostra as cenas dos filmes citados anteriormente. Para que se tornasse possível a realização deste estudo, fez se necessário conhecer sobre a história no cinema, compreendendo a importância dos filmes para entender o proces...
FESTA DO LEITE EM ORIZONA-GO: Traços Sociais, Econômicos e Culturais (2009- 2017)
O presente estudo tem como objetivo compreender o significado da Festa do Leite para o município de Orizona, estado de Goiás, por meio da análise dos aspectos sociais, econômicos e culturais. Para a consecução deste trabalho, foram realizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, mediante entrevista com moradores do referido município. Para a pesquisa de campo, adotou-se como metodologia, a História Oral, isto é, a oralidade como fonte de informação e aprendizado. O estudo está org...
PROFESSORES FORMADORES E PROFESSORES EM FORMAÇÃO: Um Entrecruzamento Entre a Vida Pessoal e Profissional Destes Sujeitos (2000 a 2007)
O sucesso da educação depende, diretamente da qualidade dos profissionais que estão à frente da mesma, entre eles, o professor, que investe não apenas em um processo de formação inicial, mas também na formação continuada, para sempre melhorar sua prática. Diante desta questão, busca-se analisar as diferentes perspectivas dos professores em formação e também de professores formadores que participaram da proposta de formação conhecida como “Parcelada”, ministrada pela Universidade Estadual...
UMA MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER HISTÓRIA: O Anime Os Cavaleiros do Zodíaco na Sala de Aula (2002)
O ensino de História vem passando por transformações devido à inclusão de didáticas que tem o recurso audiovisual como suporte. Nesse sentido, apresenta-se ao professor o desafio de como utilizar tal recurso. A abordagem neste trabalho é a utilização de um anime, Os Cavaleiros do Zodíaco, especificamente dois episódios da chamada “Saga de Hades”, no ensino de História. Este anime foi preferível devido à sua potencialidade para se remeter ao processo de educação para o audiovisual. Consid...
O USO EDUCACIONAL DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA: Uma Análise dos Filmes Bela Adormecida X Malévola
Com o avanço das tecnologias e, também das mídias, as pessoas tem cada vez mais se envolvido com elas. Isso nem sempre pode ser considerado bom ou ruim, depende do uso que se faz delas. No âmbito educacional, podem ser usadas como recurso metodológico para ressaltar um conteúdo que está sendo estudado ou para diversificar a dinâmica das aulas. Nesse sentido, surgiu a idéia desse trabalho, que visa compreender como o cinema pode ser utilizado na educação e no ensino de História, caracteri...
SENTA AQUI NESSE BANCO E VAMOS OUVIR HISTÓRIAS/CONTOS POPULARES DE PIRES DO RIO-GO (1970-1980)
A presente pesquisa Senta Aqui Nesse Banco e Vamos Ouvir Histórias/Contos Populares de Pires do Rio-Go (1970-1980) problematiza se é possível perceber mudanças ocorridas na cidade de Pires do Rio-GO, nas últimas quatro décadas, a partir das memórias dos contadores de histórias/entrevistados, quais foram essas transformações e o que elas representam/representaram para os piresinos que viveram aquelas décadas. A fonte utilizada para responder a essa questão foi a oralidade, por isso, foram...
O PORTO DA EULÁLIA: Descendentes do Anhanguera às Margens do Rio Corumbá-GO (1840 a 1909)
A presente monografia tem como tema O Porto da Eulália: Descendentes do Anhanguera às Margens do Rio Corumbá-GO (1840 a 1909) e os objetivos propostos serão discutir como viveu Eulália Anhanguera e sua filha Alzira Cassimira do Espírito Santo no Porto da Eulália entre os anos de 1840 e 1909, compreendendo o papel dessas duas senhoras no assassinato de Manoel de Souza Lobo, analisando como as mesmas passaram a ser vistas pela sociedade após o homicídio, problematizar assim os motivos que...
MARCADAS PELO MEDO: o Cotidiano das Crianças Negras após a Libertação dos Escravos a partir do Conto “Negrinha” de Monteiro Lobato (1888-1920)
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a partir do conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato (1982) a questão do cotidiano e representação da criança negra no Brasil no final do século XIX e início do século XX, pós-libertação dos escravos, dando ênfase também a promulgação da Lei do Ventre Livre de 1871, cujo filhos de mães escravas nasciam “libertas”. Nesse sentido, no decorrer deste trabalho procurou-se através da trajetória de vida dessas crianças, as quais foram marcadas pelo med...
- 10 História
- 4 Literatura
- 4 Memória
- 3 Cinema
- 3 Memórias
- 3 Pires do Rio
- 2 Congada
- . next >
- 56 UEG