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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A vida profissional e acadêmica de discentes do Curso de Administração da Universidade Estadual de Goiás, Unidade universitária de Luziânia
???metadata.dc.creator???: Gomes, Cainã Pâmela
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Maria Eneida da
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia, cujo tema é a vida profissional e acadêmica de alunos do curso de Administração, é resultado de uma investigação científica que buscou respostas para o seguinte problema de pesquisa: quais as potencialidades e dificuldades da vida profissional e acadêmica dos discentes do Curso de Administração da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Luziânia? Para responder a essa questão, tivemos como objetivo geral: Investigar as potencialidades e dificuldades da relação entre vida profissional e acadêmica dos discentes do Curso de Administração da Unidade Universitária de Luziânia; e específicos: i) apresentar o contexto histórico, legal e teórico do trabalho e das relações entre a vida profissional e acadêmica dos discentes do Curso de Administração da Unidade Universitária de Luziânia; ii) Analisar os efeitos da relação emprego e desempenho acadêmico no curso de Administração da Unidade Universitária de Luziânia; e iii) Investigar as possibilidades e dificuldades, na voz dos acadêmicos de Administração da Unidade universitária de Luziânia, no que tange às relações entre vida profissional e acadêmica dos estudantes. Assim, realizamos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, cujo instrumento de coleta de dados foi o questionário misto aplicado aos docentes e discentes do referido curso de forma virtual, via Google Forms, um aplicativo de gerenciamento de pesquisas. A base teórica da pesquisa contou, entre outros, com os autores Antunes (2000); Batista (2014) e Carvalho M. (2019). A partir de então, buscamos compreender o conceito de trabalho que, além de ser a base da garantia da subsistência humana, é também fruto de satisfação e enaltecimento pessoal. Há muitos anos, o trabalho tem passado por constantes transformações e adaptações. Com isso, as pessoas têm buscado a formação acadêmica como forma de acelerar a inserção no mundo do trabalho. Sob outra perspectiva, há ainda contrapontos no sistema capitalista em que a exploração da mão de obra solidifica o distanciamento dos trabalhadores do domínio da totalidade de seu trabalho, executando somente um fragmento dessa totalidade. Diante desse cenário, tem-se, também, que cada indivíduo confronta essa realidade com seus objetivos pessoais e profissionais. Na perspectiva de conhecer como os acadêmicos de Administração mediaram a vida acadêmica e a profissional no período de quatro anos de curso, realizamos esta pesquisa com foco nas experiências e conhecimentos dos discentes do oitavo período do curso, ou seja, daqueles que estão prestes a se formar. O que pôde ser observado nos questionários respondidos por esses discentes é que os trabalhos preenchidos por eles, mesmo diante do advento da tecnologização, ainda são, em sua maioria, operacionais, exigindo-se poucas habilidades cultivadas no Curso de Administração. Isso resulta em recém-formados no Curso de Administração, absortos nos níveis operacionais das organizações, qualificando-se portanto, o capitalismo em detrimento da escolarização de nível superior e da centralidade do trabalho para o ser humano.
Abstract: This monograph, whose theme is the professional and academic life of students on the Administration course, is the result of a scientific investigation which sought answers to the research aims to answer the question: what are the potentialities and difficulties of the professional and academic life of students on the Administration course at the State University of Goiás, Luziânia University Unit? To answer this question, we had the following general objective: to investigate the potential and difficulties this relationship between professional and academic life for students on the Administration course at the Luziânia University Unit; and specific objectives: : i) to present the historical, legal and theoretical context of work and the relations between the professional and academic life of the students of the Administration Course of the University Unit of Luziânia; ii) To analyze the effects of the relationship between employment and academic performance in the administration course of the University Unit of Luziânia; and iii) To investigate the possibilities and difficulties in the voice of the Administration students of the University Unit of Luziânia regarding the relations between professional and academic life. Thus, we conducted a qualitative, bibliographic and field research, whose data collection instrument was the mixed questionnaire applied to the professors and students of the referred course in a virtual way, via Google Forms, a research management application. (2014) and Carvalho M. (2019). From then on, we sought to understand the concept of work, which, in addition to being the basis for guaranteeing human subsistence, is also the result of personal satisfaction and self-improvement. For many years, work has undergone constant transformations and adaptations. As a result, people have sought academic training as a way to accelerate their insertion into the world of work. From another perspective, there are still counterpoints in the capitalist system in which the exploitation of labor solidifies the distancing of workers from the domination of the totality of their work, executing only a fragment of this totality. Given this scenario, each individual confronts this reality with their personal and professional goals. From the perspective of knowing how Business Administration students mediated academic and professional life in the four-year period of the course, we conducted this research focusing on the experiences and knowledge of students in the eighth period of the course, that is, those who are about to graduate. What could be observed in the questionnaires answered by these students is that the jobs completed by them, even in the face of the advent of technologization, are still, for the most part, operational, requiring few skills cultivated in the Administration Course. This results in recent graduates of the Administration Course, absorbed in the operational levels of organizations, thus qualifying capitalism to the detriment of higher education and the centrality of work for the human being.
Keywords: Formação acadêmica
Trabalho
Mundo do trabalho
Capitalismo
Vida profissional
Desempenho acadêmico
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Administracao
Citation: GOMES, Cainã Pâmela. A vida profissional e acadêmica de discentes do Curso de Administração da Universidade Estadual de Goiás, Unidade universitária de Luziânia. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Bacharel em Administração) - Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4032
Issue Date: 27-Nov-2023
Appears in Collections:Administração / Luziânia - Monografia

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