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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Jogos didáticos para o ensino de botânica : uma proposta para favorecer a aprendizagem significativa
???metadata.dc.creator???: Félix, Lisandra Soares
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Mirley Luciene dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Mirley Luciene dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Renata Rolins da Silva
???metadata.dc.contributor.referee3???: Tiradentes, Cibele Pimenta
???metadata.dc.description.resumo???: Um dos desafios da educação é a promoção de uma aprendizagem que seja significativa para os alunos. E essa aprendizagem dependerá em parte, das metodologias de ensino adotadas pelos educadores. Os processos metodológicos tradicionalmente utilizados nas Ciências da natureza caracterizam-se pela falta de vínculo entre o conteúdo ensinado e a realidade dos alunos. Nesse contexto, insere-se também o ensino da Botânica, área específica da Biologia, que apresenta conteúdos amplos, onde tradicionalmente são abordados conteúdos que dizem respeito à morfologia, fisiologia e reprodução de algas, fungos, além das plantas. Existem diversas metodologias de ensino complementaresà aula expositiva, e entre elas estão os jogos didáticos.Utilizados como material de apoio pelo professor, os jogos podem colaborar para a aprendizagem, elucidar conceitos, reforçar a aquisição de conteúdos, articular a convivência social entre os alunos, trabalhar a imaginação, e principalmente a cooperação. Dessa forma, o jogo didático pode ser utilizado como promotor de aprendizagem nas práticas escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. Nessa perspectiva, objetivou-se desenvolver jogos didáticos como metodologia de ensino dos conteúdos de botânica para o ensino médio, bem como avaliar a aplicação de um desses jogos entre alunos do ensino médio. Três jogos relacionados aos conteúdos de botânica abordados no currículo do ensino médio foram elaborados. Os jogos foram denominados “Tabuleiro Botânico”, “Dominó Morfológico” e “Um Pé de Que?”. O tabuleiro, as imagens do dominó e das cartas foram preparados com o auxílio do programa Microsoft Power Point, impressos em banner (Tabuleiro Botânico) ou papel adesivo e colados sobre retângulos de madeira (Dominó). Para o jogo “Um pé de que?”, frutos de plantas nativas do Cerrado foram coletados, desidratados em estufa, identificados e armazenados em recipientes devidamente etiquetados. Cartões em papel com as dicas das plantas foram confeccionados. O jogo Tabuleiro Botânico foi aplicado em uma turma da segunda série do Ensino Médiode uma escola da rede púbica estadual de ensino, no município de Anápolis, GO. A priori, os alunos não tinham iniciado o estudo de botânica e aproveitamos o momento para aplicar o jogo e verificar os conteúdos prévios dos alunos e ao mesmo tempo inserir o conteúdo novo do semestre. O jogo foi bem recebido pelos alunos que o avaliaram de forma positiva, demonstrando um bom entendimento das regras e interesse pelo conteúdo. Conclui-se que os jogos didáticos para o ensino de botânica podem contribuir de forma positiva para o processo ensinoaprendizagem, embora ainda sejam escassos e pouco utilizados pelos professores.
Abstract: One of the challenges of education is the promotion of learning that is meaningfulr for students. And this learning will depend in part on the teaching methodologies adopted by educators. The methodological processes traditionally used in teaching science and biology include the lack of link between teaching content and reality of students. In this context, also inserts the teaching of Botany specific area of biology, which has large contents, which are traditionally addressed contents concerning the morphology, physiology and reproduction of algae, fungi and plants. There are several methodologies to further education lecture, and among them are the educational games. Used as collateral by the teacher, the games can contribute to learning, clarify concepts, enhance content acquisition, articulate the social interaction among students, working imagination, and especially cooperation. Thus, the educational game can be used as learning promoter in school practices, allowing the approach of students to scientific knowledge. From this perspective, it aimed to develop educational games as a teaching methodology of botanical contents for high school, and to evaluate the application of these games among high school students. Three games related to the botany of content covered in the high school curriculum were developed. The games were called "Botanical tray", "Domino Plant Morphology" and "Carpoteca". The board, the images of dominoes and cards were prepared with the help of Microsoft Power Point program, printed banner (Tray Botanical) or adhesive paper and pasted on wooden rectangles (Domino). To the game "Carpoteca?" Fruits of native plants of the Cerradowere collected, dried in an oven, identified and stored in properly labeled containers. Paper cards with the tips of the plants were made. The Board Botanic game was applied to a group of the second high school grade of a state school public school system in the city of Anapolis, GO. A priori, the students had not started the study of botany and we take the time to apply the game and check prior knowledge of the students and at the same time insert the new content of the semester. The game was well received by the students evaluated positively, demonstrating a good understanding of the rules and interest in the content. We conclude that the didactic games for the botanical education can contribute positively to the teaching-learning process, though still scarce and used by teachers.
Keywords: Recursos didáticos
Metodologias de ensino
Ensino-aprendizagem
Teaching resources
Teaching methodologies
Teaching and learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Ciencias Biologicas
Citation: FÉLIX, Lisandra Soares. Jogos didáticos para o ensino de botânica: uma proposta para favorecer a aprendizagem significativa. 2015. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4052
Issue Date: 17-Dec-2015
Appears in Collections:Ciências Biológicas / CET - Monografia

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