???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4111
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: MARCADAS PELO MEDO: o Cotidiano das Crianças Negras após a Libertação dos Escravos a partir do Conto “Negrinha” de Monteiro Lobato (1888-1920)
???metadata.dc.creator???: Couto, Claudia Fernandes
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fernandes, Marilena Julimar
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a partir do conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato (1982) a questão do cotidiano e representação da criança negra no Brasil no final do século XIX e início do século XX, pós-libertação dos escravos, dando ênfase também a promulgação da Lei do Ventre Livre de 1871, cujo filhos de mães escravas nasciam “libertas”. Nesse sentido, no decorrer deste trabalho procurou-se através da trajetória de vida dessas crianças, as quais foram marcadas pelo medo e violência nos mais diferentes espaços da sociedade escravocrata, reconhecê-las, enquanto sujeito histórico. Assim, propôs-se uma reflexão sobre a infância e os preconceitos sofridos pelas crianças por meio da análise da personagem Negrinha do conto de Monteiro Lobato. Foi possível compreender os problemas que circundavam o trabalho escravo, como: a exploração do trabalho e o poder de dominação dos senhores escravocratas sobre as crianças cativas, em especial no meio rural, na qual o papel da criança negra era de servir a família branca, tanto no âmbito econômico como familiar.
Abstract: The present research aims to analyze from the short story “Negrinha”, by Monteiro Lobato (1982) the issue of daily life and representation of black children in Brazil at the end of the 19th century and early 20th century, post-liberation of slaves, also emphasizing enactment of the Free Womb Law of 1871, whose children of slave mothers were born “free”. In this sense, in the course of this work we sought through the life trajectories of these children, who were marked by fear and violence in the most different spaces of slave society, recognize them as a historical subject. Therefore, it was proposed a reflection on childhood and the prejudices suffered by children through the analysis of character Negrinha from the short story by Monteiro Lobato. It was possible to understand the problems that surrounded slave labor, such as: the exploitation of work and the power of domination of slave masters on captive children, especially in rural areas, in which the role of the black child was to serve the white family, both in the economic and family spheres.
Keywords: Criança negra
Literatura
Cotidiano
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Historia
Citation: Couto, Claudia Fernandes. MARCADAS PELO MEDO: o Cotidiano das Crianças Negras após a Libertação dos Escravos a partir do Conto “Negrinha” de Monteiro Lobato (1888-1920). 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Historia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4111
Issue Date: 12-Dec-2017
Appears in Collections:História / Pires do Rio - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG9 22006-2017.pdfMG9 22006/2017384 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.