???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4114
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O USO EDUCACIONAL DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA: Uma Análise dos Filmes Bela Adormecida X Malévola
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Maisa Lopes
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Quinan, J. M. C.
???metadata.dc.description.resumo???: Com o avanço das tecnologias e, também das mídias, as pessoas tem cada vez mais se envolvido com elas. Isso nem sempre pode ser considerado bom ou ruim, depende do uso que se faz delas. No âmbito educacional, podem ser usadas como recurso metodológico para ressaltar um conteúdo que está sendo estudado ou para diversificar a dinâmica das aulas. Nesse sentido, surgiu a idéia desse trabalho, que visa compreender como o cinema pode ser utilizado na educação e no ensino de História, caracterizar os filmes como recurso didático, destacar o cinema enquanto mídia educativa e identificar as possibilidades educativas dos filmes A Bela Adormecida (1959) e Malévola (2014). No primeiro capítulo, foi abordado à mídia e o uso do cinema, os conceitos e contexto de mídias, as variedades midiáticas e o cinema e a educação. No segundo capítulo, a pesquisa discute sobre o cinema e o ensino de História e a análise dos filmes A Bela Adormecida (1959) e Malévola (2014). Para embasar esse trabalho, foi realizada uma análise dos filmes citados anteriormente e pesquisa bibliográfica, sendo utilizados autores como Fantin (2007), Gottardi (2006), Mascarelo (2006) Napolitano (2005), entre outros que, através de seus trabalhos contribuíram para enriquecer essa pesquisa.
Abstract: With the advancement of technology and media, people have increasingly become involved with them. This cannot always be considered good or bad, it depends on how you use them. In the educational context, they can be used as a methodological resource to highlight content being studied or to diversify the dynamics of classes. In this sense, the idea arose of this work, which aims to understand how cinema can be used in education and teaching of History, characterize films as teaching resources, highlight cinema as a media educational and identify the educational possibilities of the films Sleeping Beauty (1959) and Maleficent (2014). In the first chapter, the media and the use of cinema, the concepts and media context, media varieties and cinema and education. In the second chapter, the research discusses cinema and the teaching of History and the analysis of the films Sleeping Beauty (1959) and Maleficent (2014). To support this work, an analysis of the films was carried out previously mentioned and bibliographical research, using authors such as Fantin (2007), Gottardi (2006), Mascarelo (2006) Napolitano (2005), among others who, through their works contributed to enriching this research.
Keywords: Filmes
História
Recursos Didáticos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Historia
Citation: Ferreira, Maisa Lopes. O USO EDUCACIONAL DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA: Uma Análise dos Filmes Bela Adormecida X Malévola. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Historia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4114
Issue Date: 19-Dec-2019
Appears in Collections:História / Pires do Rio - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG9 22009-2017.pdfMG9 22009/20171.02 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.