???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4115
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | UMA MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER HISTÓRIA: O Anime Os Cavaleiros do Zodíaco na Sala de Aula (2002) |
???metadata.dc.creator???: | Marcelino, Priscila Nascimento |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Salles, Bruno Tadeu |
???metadata.dc.description.resumo???: | O ensino de História vem passando por transformações devido à inclusão de didáticas que tem o recurso audiovisual como suporte. Nesse sentido, apresenta-se ao professor o desafio de como utilizar tal recurso. A abordagem neste trabalho é a utilização de um anime, Os Cavaleiros do Zodíaco, especificamente dois episódios da chamada “Saga de Hades”, no ensino de História. Este anime foi preferível devido à sua potencialidade para se remeter ao processo de educação para o audiovisual. Considera-se uma análise de uma mídia específica e suas potencialidades para o ensino de História, procurando compreender as especificidades do gênero anime, para, enfim, discutir as possibilidades dessa mídia ser utilizada em uma aula de História. Não se trata de meramente ilustrar o conteúdo, mas desenvolver, junto com os alunos, as habilidades para compreender uma linguagem específica e como determinados conteúdos históricos podem ganhar sentido a partir de sua mobilização. |
Abstract: | History teaching has been undergoing transformations due to the inclusion of didactics that have the audiovisual resource as support. In this sense, the teacher is presented with the challenge of how use this resource. The approach in this work is to use an anime, The Knights of Zodiac, specifically two episodes of the so-called “Saga of Hades”, in History teaching. This anime was preferable due to its potential to refer to the education process for audiovisual. An analysis of a specific media and its potential is considered for teaching History, seeking to understand the specificities of the anime genre, to, finally, discuss the possibilities of this media being used in a History class. It's not about of merely illustrating the content, but developing, together with students, the skills to understand a specific language and how certain historical contents can gain meaning from its mobilization. |
Keywords: | História Ensino Anime Os Cavaleiros do Zodíaco |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Pires do Rio |
???metadata.dc.publisher.program???: | Historia |
Citation: | Marcelino, Priscila Nascimento. UMA MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER HISTÓRIA: O Anime Os Cavaleiros do Zodíaco na Sala de Aula (2002). 2017. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Historia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4115 |
Issue Date: | 12-Dec-2017 |
Appears in Collections: | História / Pires do Rio - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG9 22010-2017.pdf | MG9 22010/2017 | 3.31 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.