???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4151
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Carolina Maria de Jesus e a luta negra feminina na literatura: entre o eu e o nós na constituição do sujeito histórico pela escrita de si
???metadata.dc.creator???: Silva, Joicy Kesy Pereira da
Lima, Sarah Ferreira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Renato Fagundes
???metadata.dc.description.resumo???: A questão cultural no Brasil necessita de uma análise crítica que comporte principalmente a figura feminina negra como ser histórico e os esquemas simbólicos que agem em função de seu apagamento cultural, em específico, aquelas que ousaram produzir críticas a essa violência estrutural impregnada nos processos de reflexão sobre as desigualdades presentes no tecido social. É entendível que grande parte da produção acadêmica que se tem no momento não se direcione a essa linha de debate por ser algo recente e que é despercebível por aparentemente se engajar em outros segmentos de discussão que não são suficientes para abarcar toda a complexidade envolvente. A luta negra feminina é uma vertente a parte porque alcançam instâncias máximas de segregação, objetificação e sujeição que nos dias de hoje ainda são observados em dados os índices de feminicídios negros.
Abstract: A questão cultural no Brasil necessita de uma análise crítica que comporte principalmente a figura feminina negra como ser histórico e os esquemas simbólicos que agem em função de seu apagamento cultural, em específico, aquelas que ousaram produzir críticas a essa violência estrutural impregnada nos processos de reflexão sobre as desigualdades presentes no tecido social. É entendível que grande parte da produção acadêmica que se tem no momento não se direcione a essa linha de debate por ser algo recente e que é despercebível por aparentemente se engajar em outros segmentos de discussão que não são suficientes para abarcar toda a complexidade envolvente. A luta negra feminina é uma vertente a parte porque alcançam instâncias máximas de segregação, objetificação e sujeição que nos dias de hoje ainda são observados em dados os índices de feminicídios negros.
Keywords: Movimento negro
História cultural
Racismo
???metadata.dc.subject.cnpq???: HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitária de Porangatu
???metadata.dc.publisher.program???: Historia
Citation: LIMA, Sarah Ferreira. Carolina Maria de Jesus e a luta negra feminina na literatura: entre o eu e o nós na constituição do sujeito histórico pela escrita de si. 2021. 14 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação(História) - Universidade Estadual de Goiás, Porangatu.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4151
Issue Date: 27-Mar-2021
Appears in Collections:História / Porangatu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - SARAH FERREIRA LIMA e JOICY SILVA.pdfTCC Sarah e Joicy1.13 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.