???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4153
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As atividades circenses enquanto conteúdo escolar: a percepção dos acadêmicos do curso de licenciatura em educação física da Universidade Estadual de Goiás (UEG)
???metadata.dc.creator???: Brito, Hallerandra Nahra Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Leles, Marilia Teodoro de
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho objetiva analisar a percepção dos acadêmicos de licenciatura em Educação Física acerca de suas capacidades sobre a prática pedagógica das atividades circenses na escola. Para tal, teve como ponto de partida os aspectos históricos da relação existente entre a Educação Física e as atividades circenses e, posteriormente, foram analisados trabalhos acadêmicos, em nível de mestrado e doutorado, que se propuseram investigar de várias maneiras a inserção e/ou o desenvolvimento das atividades circenses através da Educação Física no contexto da educação básica. No segundo momento, o objetivo foi constatar de que forma as atividades circenses estão inseridas no curso de licenciatura em Educação Física da UEG/ESEFFEGO para, por fim, identificar a percepção dos acadêmicos do curso de Educação Física sobre suas capacidades de intervenção pedagógica com as atividades circenses na escola, possuindo como estratégia metodológica a aplicação de questionários. Desta forma, foram constatadas as percepções dos graduandos e o quanto se sentem preparados para colocar esse conteúdo em prática nas escolas.
Abstract: This work aims to analyze the perception of Physical Education undergraduate students about their capacities regarding the pedagogical practice of circus activities at school. To do this, it took as its starting point the historical aspects of the relationship between Physical Education and circus activities and, later, academic works were analyzed, at master's and doctoral levels, which proposed to investigate in various ways the insertion and/or the development of circus activities through Physical Education in the context of basic education. In the second moment, the objective was to verify how the circus activities are inserted in the degree course in Physical Education of UEG/ESEFFEGO to, finally, identify the perception of the academics of the Physical Education course about their capacities of pedagogical intervention with the circus activities at school, having as a methodological strategy the application of questionnaires. In this way, the perceptions of the undergraduates were verified and how prepared they feel to put this content into practice in schools. Key words: Physical Education at school; circus arts; Circus.
Keywords: Educação física
Educação Física escolar
Artes circenses
circo
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: Brito, Hallerandra Nahra Oliveira. As atividades circenses enquanto conteúdo escolar: a percepção dos acadêmicos do curso de licenciatura em educação física da Universidade Estadual de Goiás (UEG). 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4153
Issue Date: 5-Sep-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0043-2022.pdf MG796 0043-20221.12 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.