???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4183
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: SÍNDROME DE BURNOUT: um problema do século XXI em professores
???metadata.dc.creator???: Macedo, Kerolayne de Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Quinan, J. M. C.
???metadata.dc.description.resumo???: O sistema capitalista trouxe muitas mudanças para a vida e para o cotidiano das pessoas, afetando as formas de consumo, assim como os sistemas produtivos e as relações de trabalho. A escola e conseqüentemente o professor também sofreram os reflexos dessa mudança, pois, intensificam-se as cobranças sobre as instituições de ensino, sobre a formação dos professores com cargas horárias cada vez mais intensas, tendo que conviver com o desinteresse dos alunos, o aumento da violência, a negligência das famílias, dentre outras questões. Diante destas questões, houve uma curiosidade em compreender quais os impactos dessas mudanças sobre a vida e o trabalho do professor que muitas vezes desemboca em uma síndrome conhecida como Burnout e que envolve o estresse gerado pelo ambiente de trabalho e os elementos nele existentes. Objetiva-se dessa forma, como o Burnout impacta e gera consequências na vida e na atuação do professor dentro de sala de aula. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica onde se destacaram autores como Ferreira (2010), Cabral (2004), Carlotto (2002), entre outros autores que já discutiram o Burnout e seus impactos na vida do docente. Posteriormente, foi analisado um estudo de caso feito com uma professora do ensino Superior de Pires do Rio (GO) que foi alvo do burnout. Entre os principais resultados observados pode-se citar que o Burnout é uma realidade presente na vida de muitos professores, especialmente pelo excesso de cobranças, pelas longas jornadas de trabalho e a falta de infraestrutura, com isto, esses profissionais precisam buscar apoio em suas famílias, em profissionais da saúde e nas instituições que trabalham de forma a vencer esse problema e continuarem a desenvolver sua profissão.
Abstract: The capitalist system has brought many changes to people's lives and daily lives, affecting forms of consumption, as well as productive systems and labor relations. The school and therefore the teacher also suffered the reflexes of this change, because, the intensification of the collections on the educational institutions, on the formation of the teachers with more and more intense hourly loads, having to live with the disinterest of the students, the increase violence, family neglect, and other issues. Faced with these questions, there was a curiosity to understand the impact of these changes on the life and work of the teacher that often leads to a syndrome known as Burnout and that involves the stress generated by the work environment and the elements in it. It aims at this way, as the Burnout impacts and generates consequences in the life and in the action of the teacher within the classroom. For the development of the research, a bibliographical review was conducted highlighting authors such as Ferreira (2010), Cabral (2004), Carlotto (2002), among other authors who have already discussed Burnout and its impacts on the life of the teacher. Subsequently, a case study was made with a Pires do Rio Higher Education teacher (GO) who was burnout. Among the main results observed, it is possible to mention that Burnout is a reality present in the lives of many teachers, especially due to excessive collections, long working hours and a lack of infrastructure. Therefore, these professionals need to seek support in their families, health professionals and institutions working to overcome this problem and continue to develop their profession.
Keywords: Burnout
Estresse
Trabalho
Professor
Burnout
Stress
Job
Teacher
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: Macedo, Kerolayne de Oliveira. SÍNDROME DE BURNOUT: um problema do século XXI em professores. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4183
Issue Date: 21-Nov-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Pires do Rio - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 22018-2017.pdfMG37 22018-2017654.71 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.