???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4230
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | LENDO NAS ENTRELINHAS DOS QUADRINHOS: O Ensino de História de Goiás a Partir da Revista Doca e Lucas |
???metadata.dc.creator???: | Fontes, Marcelo Augustos Faria |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Fernandes, Marilena Julimar |
???metadata.dc.description.resumo???: | O interesse para desenvolver tal estudo surgiu por participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) entre os anos de 2014 a 2016 e, perceber que quase não se encontra material didático para o ensino de História de Goiás. E, nesse sentido, buscou-se então uma fonte para realizar um trabalho que pudesse contribuir, ou possibilitar pensar sobre o ensino de História de Goiás e, após pesquisa na internet encontrou-se a revista em quadrinhos de “Doca & Lucas em Anhanguera o povoador de Goiás” (2008) do autor goiano Lindomar Gomes de Avelar. Após a leitura da revista, problemática proposta será pensar como que a revista em quadrinhos de “Doca & Lucas em Anhanguera o povoador de Goiás” pôde ser utilizada como recurso didático para as aulas de História de Goiás. E os objetivos serão: Discutir a utilização das histórias em quadrinhos Doca e Lucas (2008) como um recurso didático para despertar o interesse dos discentes e, consequentemente, melhorar o processo ensino-aprendizagem nas aulas de História de Goiás; compreender a utilização das Histórias em Quadrinhos como recursos didáticos; enfatizar que as histórias em quadrinhos podem contribuir para despertar o interesse dos discentes. Para responder a problemática proposta e alcançar os objetivos o trabalho será organizado em três capítulos: O primeiro “As Histórias em Quadrinhos na História”, terá como objetivo discutir a trajetória histórica dos quadrinhos. Já o segundo “História em Quadrinhos no Ensino de História: Avanços e Desafios” propor-se-á discutir o uso dos quadrinhos no ensino de História, destacando seus avanços e desafios e, no terceiro e último capítulo “Doca e Lucas Na Sala de Aula: Vamos Estudar a História de Goiás” farar-se-á a análise da revista em quadrinhos de “Doca & Lucas em Anhanguera o povoador de Goiás” (2008) do autor goiano Lindomar Gomes de Avelar, como fonte para o Ensino de História de Goiás. Já nas Considerações Finais apresentar-se-á que o professor/historiador não devem utilizar os quadrinhos como recurso para substituir o livro didático ou como ilustração de conteúdo, ou seja, os professores devem ensinar aos alunos a conhecer as técnicas para analisar as imagens, os textos de balões e as especificidades de revista (a estética da revista, os seus colaboradores e identificar o público a ser destinado) e, principalmente a importância do uso dos quadrinhos para o processo ensino/aprendizagem em História, no caso proposto para a História de Goiás. |
Abstract: | Não Possui. |
Keywords: | Histórias em quadrinhos Ensino e aprendizagem História de Goiás |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::HISTÓRIA |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Pires do Rio |
???metadata.dc.publisher.program???: | História |
Citation: | Fontes, Marcelo Augustos Faria. LENDO NAS ENTRELINHAS DOS QUADRINHOS: O Ensino de História de Goiás a Partir da Revista Doca e Lucas. 2016. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Geografia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4230 |
Issue Date: | 12-Dec-2016 |
Appears in Collections: | História / Pires do Rio - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG9 22001-2016.pdf | MG9 22001/2016 | 1.15 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.