???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/707
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A dança através de jogos e brincadeiras na educação infantil
???metadata.dc.creator???: Silva, Taisa Rocha Gomes da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Rosirene Campêlo dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fátima, Conceição Viana de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Leles, Marilia Teodoro de
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como objeto de estudo pensar a Dança por meio dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil e suas contribuições para a formação da criança. O lúdico é parte do cotidiano infantil e através do faz de conta, a criança cria seu mundo próprio, estabelecendo diálogos múltiplos, interlocuções e se apropriando do mesmo. Ao ser inserida na escola, sua rotina muda, incumbindo ao professor ter a sensibilidade e a missão de ser o mediador nos processos de ensino e de aprendizagem. Assim, o presente trabalho teve como objetivo entender como os jogos e brincadeiras podem contribuir para que as crianças compreendam seu corpo e os elementos da dança de forma lúdica e criativa. Buscamos também analisar como os jogos e brincadeiras podem ser tratados pedagogicamente como recursos expressivos para experienciar a dança na Educação Infantil. Para tanto foi analisado um conjunto de aulas que aconteciam no formato remoto devido à pandemia do COVID 19, em que observamos que o foco condutor para o ensino da Dança esta centrado nos jogos e brincadeiras.
Abstract: This work had as its object of study to think about Dance through games and games in Early Childhood Education and its contributions to the formation of children. Play is part of children's daily life and through make-believe, children create their own world, establishing multiple dialogues, interlocutions and appropriating it. When inserted in school, their routine changes, leaving the teacher to have the sensitivity and mission of being the mediator in the teaching and learning processes. Thus, this study aimed to understand how games and games can contribute to children's understanding of their bodies and the elements of dance in a playful and creative way. We also seek to analyze how games and games can be pedagogically treated as expressive resources to experience dance in early childhood education. For that, a set of classes that took place in remote format due to the COVID 19 pandemic were analyzed, in which we observed that the driving focus for the teaching of Dance is centered on games and games.
Keywords: Educação física
Criança
Dança
Jogos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: SILVA, Taisa Rocha Gomes da. A DANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/707
Issue Date: 27-Sep-2021
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0015-2021.pdfMG796 0015-2021934.61 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.