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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A base epistemológica do projeto pedagógico institucional (PPI) da Universidade Estadual de Goiás (UEG): e o (des)encontro com os paradigmas do curso de licenciatura em educação física, da região metropolitana
???metadata.dc.creator???: Duarte, Marianna Feitosa
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bungenstab, Gabriel Carvalho
???metadata.dc.description.resumo???: Esta Pesquisa objetivou o esquadrinhamento das concepções paradigmáticas do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), além de compreender como essas concepções do documento se relacionam com os arcabouços teóricos que regem os docentes e discentes do curso de Licenciatura em Educação Física, no Campus ESEFFEGO. E para isso, nesse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi necessário mapear alguns termos fundamentais para essa compreensão para que posteriormente, chegássemos a conclusões mais precisas. Para tanto, foi adotado como método, o Materialismo Histórico Dialético (MHD), com a abordagem qualitativa, adquirindo, assim, o caráter de uma análise documental para o desenvolvimento do estudo; e enquanto instrumento de pesquisa e análise de dados, apresentamos os nexos entre a produção teórica sobre o tema, a aproximação e os distanciamentos entre o acúmulo de produção sobre o tema. A partir disso, durante o primeiro capítulo, realizamos uma investigação sobre os termos “Racionalismo e Empirismo”, “Paradigma” e “Materialismo Histórico e Dialético”. No segundo capítulo trouxemos as noções paradigmáticas e de formação dentro do PPI e no terceiro e último, expusemos a noção de cultura e corpo dentro desse mesmo documento. Por fim, evidencia-se que o documento defende um novo paradigma no seio de uma sociedade do conhecimento que assenta suas formas de conhecer por meio de diferentes frentes; mas que, não enquadra o corpo um objeto do conhecimento que possa contribuir diante deste novo paradigma.
Abstract: This research aimed to investigate the paradigmatic conceptions of the Institutional Pedagogical Project (IPP) of the State University of Goiás (UEG), as well as to understand how these conceptions in the document relate to the theoretical frameworks that guide the faculty and students of the Physical Education undergraduate program at the ESEFFEGO Campus. To achieve this, in this undergraduate thesis (TCC), it was necessary to map some fundamental terms for this understanding in order to subsequently arrive at more precise conclusions. For this purpose, Historical Dialectical Materialism (HDM) was adopted as the method, with a qualitative approach, acquiring the character of a documentary analysis for the development of the study. As a research and data analysis instrument, we presented the connections between the theoretical production on the subject, the approximation, and the distances between the accumulated production on the subject. Based on this, in the first chapter, we conducted an investigation into the terms "Rationalism and Empiricism," "Paradigm," and "Historical and Dialectical Materialism." In the second chapter, we brought forth the paradigmatic notions and formation within the IPP, and in the third and final chapter, we presented the notion of culture and body within the same document. Finally, it is evident that the document advocates for a new paradigm within a knowledge-based society that bases its ways of knowing through different fronts, but it does not frame the body as an object of knowledge that can contribute to this new paradigm.
Keywords: Educação física
Paradigma
Projeto Pedagógico Institucional
PPI
Universidade Estadual de Goiás
UEG
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: DUARTE, Marianna Feitosa. A base epistemológica do projeto pedagógico institucional (PPI) da Universidade Estadual de Goiás (UEG): e o (des)encontro com os paradigmas do curso de licenciatura em educação física, da região metropolitana. 2021. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/709
Issue Date: 27-Sep-2021
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

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