???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/711
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O ensino da dança na educação infantil a partir das teorias de Laban e Dalcroze
???metadata.dc.creator???: Silva, Raynara Rodrigues da Cruz da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Rosirene Campêlo dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bandeira, Lílian Brandão
???metadata.dc.contributor.referee2???: Amui, Gustavo Araújo
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem por objetivo analisar de maneira crítica a Dança e a Música na Educação Infantil bem como, compreender as propostas de Laban e Dalcroze, e identificar como elas podem contribuir para a formação humana das crianças. Neste sentido, foi elaborada uma proposta pedagógica para a Educação Infantil a partir das contribuições desses autores. Pois, verificou-se que ambas propostas podem oferecer e proporcionar as crianças se movimentar de forma livre a partir de movimentos cotidianos, além de possibilitar ao professor liberdade de criar e propor atividades que dialoguem com a ludicidade, criatividade, imaginação e o universo infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de estudar as propostas dos autores, buscando dialogar com o Materialismo Histórico Dialético. Por fim, conclui-se que tratar a Dança e a Música na Educação Infantil é permitir que as crianças tenham acesso ao conhecimento historicamente construído, além de favorecer que as mesmas possam se desenvolver plenamente
Abstract: Este estudio pretende analizar críticamente la Danza y la Música en la Educación Infantil, así como comprender las propuestas de Laban y Dalcroze, e identificar cómo pueden contribuir al desarrollo humano de los niños. En este sentido, se elaboró una propuesta pedagógica para la Educación Infantil basada en las aportaciones de estos autores. Pues, se verificó que ambas propuestas pueden ofrecer y proporcionar a los niños moverse libremente a partir de los movimientos cotidianos, además de permitir al profesor la libertad de crear y proponer actividades que dialoguen con la lúdica, la creatividad, la imaginación y el universo infantil. Para ello, se realizó una investigación bibliográfica para estudiar las propuestas de los autores, tratando de dialogar con el Materialismo Histórico Dialéctico. Finalmente, se concluye que abordar la Danza y la Música en la Educación Infantil es permitir que los niños tengan acceso a los conocimientos históricamente construidos, además de favorecer que puedan desarrollarse plenamente
Keywords: Educação física
Educação Infantil
Dança
Música
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: SILVA, Raynara Rodrigues da Cruz da. O ensino da dança na educação infantil a partir das teorias de Laban e Dalcroze. 2021. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/711
Issue Date: 28-Sep-2021
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0019-2021.pdfMG796 0019-20212.34 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.