???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/723
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior
???metadata.dc.creator???: Silva, Weverton Ferreira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Seabra, André Luís dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mendonça, Fernanda Jerônimo dos Reis
???metadata.dc.contributor.referee2???: Déa, Vicente Paulo Della
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo situa se na temática da inclusão no ensino e na aprendizagem na universidade, para tanto pretende discutir como acontecem as relações acadêmicas pedagógicas para com as pessoas com deficiência no ensino superior, e os seus principais métodos de inclusão no curso de educação física. Pretende se por meio de entrevista estruturada estabelecer diálogo com os interlocutores do objeto, ou seja entrevistar professores de apoio, alunos com deficiência, professores das disciplinas. O método investigativo situa-se no Materialismo histórico dialético, para tanto iremos analisar as seguintes categorias: Tecnologias da comunicação e educação para as pessoas com deficiência, Apoio pedagógico a pessoa com deficiência no ensino superior, relações de integração, inclusão e exclusão da pessoa deficiência, infraestrutura física adequada a pessoa com deficiência no ensino superior.
Abstract: The present study is based on the theme of inclusion in teaching and learning at the university, for that purpose, it intends to discuss how the pedagogical academic relations happen with the people with disabilities in higher education, and their main methods of inclusion in the course of physical education. It is intended, through a structured interview, to establish a dialogue with the interlocutors of the object, that is, interview support teachers, students with disabilities, subject teachers. The investigative method is situated in dialectical historical materialism, for that we will analyze the following categories: Technologies of communication and education for people with disabilities, Pedagogical support for people with disabilities in higher education, relations of integration, inclusion and exclusion of the disabled person, adequate physical infrastructure people with disabilities in higher education.
Keywords: Educação física
Pessoa com deficiência
Inclusão
Ensino superior
People with disabilities
Inclusion
Higher education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: SILVA, Weverton Ferreira. A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2022. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/723
Issue Date: 21-Mar-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0031-2022.pdfMG796 0031-20221.16 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.