???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/724
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Limites e possibilidades da contribuição da educação física na educação inclusiva de pessoas com TEA
???metadata.dc.creator???: Silva Junior, Paulo Cezar Florindo da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Linhares, Renata
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como tema a educação física e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa proposta veio como necessidade em aprofundar os estudos sobre inclusão de alunos com TEA. Esse trabalho objetiva compreender o processo histórico da pessoa com Trantorno do Espectro Autista na relação com a inclusão no contexto escolar e especificamente nas aulas de educação física, para isso foi utilizado de artigos que foram retirados de quatro periódicos da educação física, os artigos que tinham como tema a inclusão de alunos com TEA e formação de professores em escola e nas brinquedotecas foram selecionados e os artigos que abordavam sobre o TEA mas em outros espaços não foram selecionados para essa pesquisa. Com esse trabalho podemos perceber a importância que tem a formação do professor para atuar com alunos com TEA e também a dificuldade da inclusão dos alunos com TEA a partir da falta de informação de alunos, professores e a direção da escola, como também a falta de materiais que a escola possui. Essa falta de preparo vem desde o ensino superior, pois o estudo de pessoas com deficiência é bem pequeno em comparação com o tamanho e a quantidade de deficiência que lidamos e muitas vezes dentro do curso pegamos poucas matérias que discutem sobre inclusão e não aprofundamos sobre todas, pois é uma discussão muito extensa se pensarmos nos vários tipos de deficiência.
Abstract: The present work has as its theme the physical education and the Autistic Spectrum Disorder (ASD), this proposal came along the necessity to get deep into studies about the inclusion of ASD students. This work aims to comprehend the historical process of the ASD person in relation to the inclusion in the school context and specifically in physical education classes, to discuss that it was used articles that were taken out of four journals of the physical education, the articles that had as its theme the inclusion of autistic students and the teacher's formation at schools and playrooms were selected and the articles that were talking about the ASD but in other spaces were not selected to this research. From this work on we can understand the magnitude that the teacher’s formation has to act with Autistic students and also the difficult of the inclusion of these students from the lack of information from students, teachers and the school management, as well as the lack of materials in the school. This fault in the preparation comes since the beginning of the university education, because the study about people with deficiency is too small in comparison with to the size and the quantity of deficiency we have to deal with, and in many times, inside the college, we have a few college subjects that discuss about the inclusion and we do not go deep in all of them, because it is a very extended discussion if we think in all types of deficiency.
Keywords: Educação física
Transtorno do Espectro Autista
Inclusão
Formação de professores
Autistic Spectrum Disorder
Inclusion
Teacher’s formation
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: SILVA JUNIOR, Paulo Cezar Florindo da. Limites e possibilidades da contribuição da educação física na educação inclusiva de pessoas com TEA. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/724
Issue Date: 25-Mar-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0032-2022.pdfMG796 0032-2022477.32 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.