???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/727
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação física para estudantes do primeiro ano do ensino fundamental à luz da teoria histórico cultural: brincadeiras de roda em caráter musical
???metadata.dc.creator???: Sousa, Rodrigo Pereira De
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Miranda, Made Júnior
???metadata.dc.contributor.referee1???: Seabra, André Luís Dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Garcia, Silas Alberto
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo apresenta olhares sobre as brincadeiras das crianças do primeiro ano do ensino fundamental como importante ferramenta para seu desenvolvimento integral. Vygotsky foi um dos representantes mais importantes da psicologia histórico-cultural, e partiu do princípio que o sujeito se constitui nas relações com os outros, por meio de atividades caracteristicamente humanas, que são mediadas por ferramentas técnicas e semióticas. Nesta perspectiva, as brincadeiras de roda em caráter musical assumem uma posição pedagógica privilegiada para o desenvolvimento integral da criança. À vista disso, o problema de pesquisa é investigar qual a influência das brincadeiras de rοda de performance musical para o desenvοlvimento da aprendizagem da criança a partir da Teοria Histórico-Cultural. O objetivo geral é analisar a influência das brincadeiras de rοda de caráter musical para o desenvοlvimento da aprendizagem a partir da Teοria Histórico-Cultural. Quanto aos objetivos específicos: caracterizar a história e concepções de infância; discutir os preceitos legais e conceituais de ensino fundamental de nove anos; identificar o currículo como essencial elemento para as brincadeiras na transição entre a educação infantil e o ensino fundamental; entender a importância da teoria histórico-cultural no papel do professor de educação física para as aprendizagens das crianças através de músicas de rodas. O presente estudo tem como opção metodológica uma revisão de literatura, mediante pesquisa qualitativa tipo exploratória. Verificou-se que as cantigas de roda são um valioso instrumento pedagógico para as crianças do primeiro ano do ensino fundamental. No entanto, é necessário compreendê-las à luz da teoria histórico cultural, de que a aprendizagem advém dos contatos e experiências vivenciadas pelas crianças, marcadas pelas condições materiais e de educação que lhes são oferecidas. Dessa forma, sugere-se que haja uma ampliação curricular das brincadeiras de roda em caráter musical para o aprendizado de todas as crianças das etapas do ensino fundamental dentro do atual sistema educacional brasileiro: aprendizado ético, cultural, cognitivo, intelectual e social.
Abstract: This study presents views on the games of children in the first year of elementary school as an important tool for their integral development. Vygotsky was one of the most important representatives of cultural-historical psychology, and he started from the principle that the subject is constituted in the relationships with others, through characteristically human activities, which are mediated by technical and semiotic tools. In this perspective, musical circle games assume a privileged pedagogical position for the integral development of the child. In view of this, the research problem is to investigate the influence of musical performance round games on the development of children's learning based on Historical-Cultural Theory. The general objective is to analyze the influence of musical round games for the development of learning from the Historical-Cultural Theory. As for the specific objectives: to characterize the history and conceptions of childhood; discuss the legal and conceptual precepts of nine-year elementary education; identify the curriculum as an essential element for games in the transition between early childhood education and elementary school; understand the importance of cultural-historical theory in the role of the physical education teacher for children's learning through wheel music. The present study has as a methodological option a literature review, through qualitative exploratory research. It was found that the circle songs are a valuable pedagogical tool for children in the first year of elementary school. However, it is necessary to understand them in the light of the cultural-historical theory, that learning comes from the contacts and experiences lived by the children, marked by the material and educational conditions that are offered to them. Thus, it is suggested that there is a curricular expansion of musical circle games for the learning of all elementary school children within the current Brazilian educational system: ethical, cultural, cognitive, intellectual and social learning.
Keywords: Educação física
Brincadeiras de Roda
Teoria Histórico Cultural
Physical education
Wheel games
Cultural Historical Theory
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: SOUSA, Rodrigo Pereira De. EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL: BRINCADEIRAS DE RODA EM CARÁTER MUSICAL. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/727
Issue Date: 21-Mar-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0035-2022.pdfMG796 0035-2022387.41 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.