???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/758
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Psicomotricidade e educação física: uma visão das produções literárias na perspectiva do ensino infantil
???metadata.dc.creator???: Mendonça, Mikael
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Ruy Guilherme Albuquerque
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como objetivo redigir uma pesquisa de revisão bibliográfica, consultando publicações que dialoguem com o trato da psicomotricidade no cenário infantil, feito isso, procuramos verificar as possibilidades da ciência psicomotora, mantendo ênfase no processo pedagógico e suas práticas educacionais. Agregamos um total de 50 trabalhos que foram recolhidos na plataforma de busca: Google Acadêmico. Posteriormente, foi realizada uma análise desses trabalhos pelo método de Bardin (2011) e, assim, observamos que as diferentes abordagens de cada trabalho, acabaram convergindo para o mesmo lugar, sendo constatado uma notável melhoria no comportamento infantil, com destaque para às relações sociais, afetivas, cognitivas e emocionais, configurando um resultado construído através das brincadeiras e do jogo lúdico. Esse estudo apresenta sua relevância ao retratar de forma ampla a distribuição das pesquisas sobre psicomotricidade no cenário acadêmico, os resultados ajudaram a revelar que ela se lança para além do campo das possibilidades e se apresenta como algo essencial para a formação humana, em razão da sua natureza transdisciplinar. Concluímos que é necessário maiores aprofundamentos no tema pela sua magnitude, além de mais investimentos na formação profissional e nas produções científicas.
Abstract: The present study aimed to write a bibliographic review research, consulting publications that dialogue with the treatment of psychomotricity in the children's scenario, done that, we sought to verify the possibilities of psychomotor science, keeping emphasis on the pedagogical process and its educational practices. We aggregated a total of 50 works that were collected on the search platform: Google Scholar. Subsequently, an analysis of these works was carried out using the method of Bardin (2011) and, thus, we observed that the different approaches of each work ended up converging to the same place, with a notable improvement in children's behavior, with emphasis on social relationships, affective, cognitive and emotional, configuring a result built through games and playful games. This study presents its relevance by broadly portraying the distribution of research on psychomotricity in the academic scenario, the results helped to reveal that it launches itself beyond the field of possibilities and presents itself as something essential for human formation, due to its transdisciplinary nature. We conclude that further research on the subject is necessary due to its magnitude, as well as more investments in professional training and scientific production. Keywords (ou Palabras clave): psychomotricity; education; kid; movement.
Keywords: Educação física
psicomotricidade
educação
criança
movimento
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: MENDONÇA, Mikael. Psicomotricidade e educação física: uma visão das produções literárias na perspectiva do ensino infantil. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/758
Issue Date: 6-Sep-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0051-2022.pdfMG796 0051-2022243.68 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.