???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/775
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Inclusão e educação física escolar: contexto neoliberal
???metadata.dc.creator???: França, Dennize Luiza Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Linhares, Renata
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rios, Gleyson Batista
???metadata.dc.contributor.referee2???: Seabra, André Luis dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa apresenta como objetivo compreender a relação da prática de Inclusão E Educação Física Escolar: Contexto Neoliberal. Dessa forma foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir das aproximações ao método materialismo histórico dialético, onde investigou produções já publicadas em quatro periódicos da Educação Física sendo elas Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Movimento, Pensar a Prática (RPP) e Motrivivência. Assim, justifica-se a importância em investigar a temática, onde os resultados nos apresentam os desafios enfrentados pela inclusão escolar, levando em consideração a influência das políticas neoliberais. Os dados também nos permitem identificar que embora a inclusão nas aulas de educação física ocorra, a mesma não ocorre da forma mais apropriada devido a fragilidade da formação docente. Ainda, se revela sobre os avanços nas legislações não vir a garantir que a inclusão escolar ocorra de forma concreta.
Abstract: This research aims to understand the relationship between the practice of Inclusion and School Physical Education: Neoliberal Context. In this way, a bibliographic research was carried out from the dialectical historical materialism method, where it investigated productions already published in four Physical Education journals, namely Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Movimento, Pensar a Prática (RPP) and Motrivivência. Thus, the importance of investigating the theme is justified, where the results show us the challenges faced by school inclusion, taking into account the influence of neoliberal policies. The data also allow us to identify that although inclusion in physical education classes occurs, it does not occur in the most appropriate way due to the fragility of teacher training. Still, it is revealed that advances in legislation do not guarantee that school inclusion takes place in a concrete way. Keywords: Inclusion; Neoliberalism; PE; School.
Keywords: Educação física
Inclusão
Neoliberalismo
Escola
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: FRANÇA, Dennize Luiza Oliveira. Inclusão e educação física escolar: contexto neoliberal. 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/775
Issue Date: 9-Sep-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0057-2022.pdfMG796 0057-2022458.77 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.