???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/776
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Os conhecimentos sobre prevenção de afogamentos e primeiros socorros nos cursos de formação de profissionais da educação física na UNU-ESEFFEGO/UEG
???metadata.dc.creator???: Silvestre, Maíra Cirqueira Queiroz
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Jéssica de Moura
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fátima, Conceição Viana de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Coelho, Renato
???metadata.dc.description.resumo???: O objeto desta pesquisa é a formação inicial de profissionais de Educação Física considerando-se o papel a ser desempenhado na prevenção de afogamento e nos primeiros socorros, e a necessidade dessas temáticas serem abordadas durante a graduação. A consciência do professor que intervém em espaços de práticas aquáticas como a natação, deve ser de que a prevenção é a melhor ferramenta na luta contra afogamento e os altos números de vítimas gerados quando da ocorrência desse evento que é classificado pelo Código Internacional de Doenças (CID10). O objetivo desse trabalho monográfico é analisar se durante a graduação a universidade tem dado suporte teórico, metodológico e prático em relação aos conhecimentos acerca da prevenção de afogamentos e primeiros socorros na formação inicial nos cursos de Educação Física. Buscaremos ainda avaliar se os documentos orientadores do curso, PPCs (Projetos Pedagógicos dos Cursos de licenciatura e bacharelado) e planos de ensino das disciplinas (ementas), apontam para uma correlação com os conteúdos trabalhados e os conhecimentos sobre afogamento e/ou primeiros socorros em geral. Esta pesquisa segue sendo histórica, descritiva, documental, bibliográfica, estabelecendo como técnicas de levantamento de informações a entrevista semiestruturada realizada com os docentes do curso e o questionário aplicado aos acadêmicos, sendo o tratamento dos dados orientado pela análise de conteúdo. Por fim, destacamos que grande parte dos discentes do curso de educação física afirmaram não saberem intervir em caso de alguma intercorrência envolvendo o afogamento, e a maioria relatou que não acessaram essas informações na faculdade.
Abstract: The object of this research is the initial training of Physical Education professionals, considering the role to be played in drowning prevention and first aid, and the need for these themes to be addressed during graduation. The conscience of the teacher who intervenes in spaces of aquatic pratices such as swimming, must be that prevention is the best tool in the fight against drowning and the high numbers of victims generated when this event occurs, which is classified by the International Code of Diseases (ICD 10). The objetive of this monografic work is to analyze whether, during graduation, the university has given theoretical, methodological and pratical support in relation to knowledge about drowning prevention and first aid in initial in Physical Education courses. We will also seek to asses whether the course ́s guiding documents, PPCs ( Pedagogical Projects for Licentiate and Bachelor ́s Degree Course ́s) and teaching plans for the subjects (menu), point to a correlation with the contentes worked and knowledge about drowning and/or first aid in general. This reasearch continues to be historical, descriptive, documentar, bibliographical, establishing as information gathering techniques the semi-structured interview carried out whith the professor of the course and the questionnaire Applied to academics, whith data processing guided by contente analysis. Finally, we emphasize that most students os the physical education course stated that they did not know how to intervence in the event of any complications involving drowning, and most reported that they did not access this information at college. Keywords: Initial Formation. Drowning. First Aid. Professional Performance
Keywords: Educação física
Formação inicial
Afogamento
Primeiros Socorros
Atuação Profissional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: SILVESTRE, Maíra Cirqueira Queiroz. Os conhecimentos sobre prevenção de afogamentos e primeiros socorros nos cursos de formação de profissionais da educação física na UNU-ESEFFEGO/UEG. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/776
Issue Date: 5-Sep-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0058-2022.pdfMG796 0058-2022649.95 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.