???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/861
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A dança na escola e o protagonismo dos estudantes
???metadata.dc.creator???: Lustosa, Bruna Lemes
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Rosirene Campelo dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Macedo, Eliene Nunes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Viana, Conceição de Fátima
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa visa compreender a importância da dança no campo escolar colocando os estudantes como protagonista no processo de criação. Trata-se de uma pesquisa de campo com caráter qualitativo com objetivo de possibilitar o contato dos educandos com os conteúdos da dança, convidando os educandos a serem protagonistas no processo de criação. Este estudo, traz como referencial teórico principais: Isabel A. Marques, Debora Barreto, Rudolf Laban, Lenora Lobo e Cassia Navas, bem como os documentos das diretrizes curriculares do Estado de Goiás. A pesquisa foi feita em uma escola pública de Goiânia-GO, com estudantes do 6o ano do ensino fundamental II a 1 a série do ensino médio. Ela foi realizada de agosto a novembro de 2022, proporcionando aos estudantes contato com os conteúdos da dança. Ao final da pesquisa foi gravado um espetáculo, onde os estudantes participaram do processo de composição coreográfica a partir das aulas ministradas no colégio, trabalhando com os estudantes o protagonismo dos mesmos, com propostas de improvisação e criatividade. Foi aplicado um questionário, onde utilizamos a discussão dos dados e permitir uma análise mais completa de todo o processo.
Abstract: This research aims to understand the importance of dance in the school field, placing the student as a protagonist in the creation process. This is a qualitative field research with the objective of enabling students to get in touch with Dance content, inviting students to be protagonists in the creation process. In this project, we bring Isabel A. Marques, Debora Barreto, Rudolf Laban, Lenora Lobo and Cassia Navas as the main theoretical reference, as well as the documents of the curricular guidelines. The research was carried out in a public school in Goiânia-GO, with students from the 6th year of elementary school II to the 1st year of high school. The survey was carried out from August to November, providing students with contact with Dance content. At the end of the research, a show was recorded, where the students participated in the process of choreographic composition based on the classes taught at the school, working with the students on their protagonism, with proposals for improvisation and creativity. A questionnaire was applied, where we used data triangulation to relate the data and allow a more complete analysis. KEYWORDS: Dance, Physical Education, School, Protagonism.
Keywords: Educação física
Dança
Escola
Protagonismo
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: LUSTOSA, Bruna Lemes. A dança na escola e o protagonismo dos estudantes. 2023. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/861
Issue Date: 6-Feb-2023
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0070-2022.pdfMG796 0070-20221.38 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.