???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/867
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | O ensino de matemática por meio de atividades lúdicas na educação inclusiva |
???metadata.dc.creator???: | Dias, Vinícius Gabriel |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Nascimento, Rosalina Maria de Lima Leite do |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Nascimento, Rosalina Maria Lima Leite do |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Alkmim, Cejana Macedo |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Fontes, Liviam Santana |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho busca relacionar a inclusão com o uso de atividades lúdicas e como essa relação pode ser utilizada no ensino da matemática. O intuito foi mostrar que é possível desenvolver e adaptar atividades lúdicas para serem inclusivas para isso foi necessário compreender o andamento do processo de inclusão ao longo da história, além de assimilar a importância que o papel do lúdico assume no processo inclusivo, tendo assim a elaboração da proposta para o ensino de matemática. A metodologia empregada para realizar esse trabalho foi a abordagem qualitativa, com embasamento na pesquisa bibliográfica, pois com ela se facilitou o entendimento do uso de atividades lúdicas e do andamento do processo de inclusão, também utilizando da pesquisa exploratória que permitiu buscar questionamentos acerca da problemática dada. No último capítulo é apresentado a sugestão da atividade lúdica moldada no caráter inclusivo, sendo discutido como era a atividade antecessora e o que foi necessário altera-la para que pudesse ocorrer inclusão na mesma, de forma a contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem em matemática. |
Abstract: | Este trabalho busca relacionar a inclusão com o uso de atividades lúdicas e como essa relação pode ser utilizada no ensino da matemática. O intuito foi mostrar que é possível desenvolver e adaptar atividades lúdicas para serem inclusivas para isso foi necessário compreender o andamento do processo de inclusão ao longo da história, além de assimilar a importância que o papel do lúdico assume no processo inclusivo, tendo assim a elaboração da proposta para o ensino de matemática. A metodologia empregada para realizar esse trabalho foi a abordagem qualitativa, com embasamento na pesquisa bibliográfica, pois com ela se facilitou o entendimento do uso de atividades lúdicas e do andamento do processo de inclusão, também utilizando da pesquisa exploratória que permitiu buscar questionamentos acerca da problemática dada. No último capítulo é apresentado a sugestão da atividade lúdica moldada no caráter inclusivo, sendo discutido como era a atividade antecessora e o que foi necessário altera-la para que pudesse ocorrer inclusão na mesma, de forma a contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem em matemática. |
Keywords: | Atividades lúdicas Educação inclusiva Ensino de matemática |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Campus Central - Sede Anapolis - CET |
???metadata.dc.publisher.program???: | Matematica |
Citation: | DIAS, Vinícius Gabriel. O ensino de matemática por meio de atividades lúdicas na educação inclusiva. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Licenciatura em Matemática) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2022. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/867 |
Issue Date: | 14-Mar-2022 |
Appears in Collections: | Matemática / CET - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VINICIUS GABRIEL DIAS_TCC_MAT.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação_Licenciatura em Matemática | 1.39 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.