???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/867
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O ensino de matemática por meio de atividades lúdicas na educação inclusiva
???metadata.dc.creator???: Dias, Vinícius Gabriel
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nascimento, Rosalina Maria de Lima Leite do
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nascimento, Rosalina Maria Lima Leite do
???metadata.dc.contributor.referee2???: Alkmim, Cejana Macedo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Fontes, Liviam Santana
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho busca relacionar a inclusão com o uso de atividades lúdicas e como essa relação pode ser utilizada no ensino da matemática. O intuito foi mostrar que é possível desenvolver e adaptar atividades lúdicas para serem inclusivas para isso foi necessário compreender o andamento do processo de inclusão ao longo da história, além de assimilar a importância que o papel do lúdico assume no processo inclusivo, tendo assim a elaboração da proposta para o ensino de matemática. A metodologia empregada para realizar esse trabalho foi a abordagem qualitativa, com embasamento na pesquisa bibliográfica, pois com ela se facilitou o entendimento do uso de atividades lúdicas e do andamento do processo de inclusão, também utilizando da pesquisa exploratória que permitiu buscar questionamentos acerca da problemática dada. No último capítulo é apresentado a sugestão da atividade lúdica moldada no caráter inclusivo, sendo discutido como era a atividade antecessora e o que foi necessário altera-la para que pudesse ocorrer inclusão na mesma, de forma a contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem em matemática.
Abstract: Este trabalho busca relacionar a inclusão com o uso de atividades lúdicas e como essa relação pode ser utilizada no ensino da matemática. O intuito foi mostrar que é possível desenvolver e adaptar atividades lúdicas para serem inclusivas para isso foi necessário compreender o andamento do processo de inclusão ao longo da história, além de assimilar a importância que o papel do lúdico assume no processo inclusivo, tendo assim a elaboração da proposta para o ensino de matemática. A metodologia empregada para realizar esse trabalho foi a abordagem qualitativa, com embasamento na pesquisa bibliográfica, pois com ela se facilitou o entendimento do uso de atividades lúdicas e do andamento do processo de inclusão, também utilizando da pesquisa exploratória que permitiu buscar questionamentos acerca da problemática dada. No último capítulo é apresentado a sugestão da atividade lúdica moldada no caráter inclusivo, sendo discutido como era a atividade antecessora e o que foi necessário altera-la para que pudesse ocorrer inclusão na mesma, de forma a contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem em matemática.
Keywords: Atividades lúdicas
Educação inclusiva
Ensino de matemática
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: DIAS, Vinícius Gabriel. O ensino de matemática por meio de atividades lúdicas na educação inclusiva. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Licenciatura em Matemática) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/867
Issue Date: 14-Mar-2022
Appears in Collections:Matemática / CET - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VINICIUS GABRIEL DIAS_TCC_MAT.pdf Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação_Licenciatura em Matemática1.39 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.