???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1250
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A interação comunicativa na Educação Infantil no contexto pandêmico: compreensões a partir de Piaget e Vigotski
???metadata.dc.creator???: Santos, Andresa Mariano Neto Gonçalves
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Maria Eneida da
???metadata.dc.description.resumo???: O agravamento sanitário provocado pelo novo coronavírus ocasionou diversas mudanças no cenário educacional brasileiro. Em decorrências ao isolamento e distanciamento social, muitas instituições escolares, principalmente as que fazem parte da primeira etapa da Educação Básica, tiveram que aderir a um novo modelo de ensino a fim de que os educandos pudessem dar continuidade em seus estudos. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva investigar compreensões acerca da interação comunicativa na Educação Infantil em contexto pandêmico,sob as perspectivas da Epistemologia Genética, de Jean Piaget, e da Psicologia Histórico-Cultural, de Lev Vigotski. Para isso, busca-se apresentar quem foram Piaget e Vigotski e seus estudos da linguagem, realizar o Estado da Arte das produções de ambos os autores que foram publicadas entre 2015 e 2020 em teses e dissertações, e, também, analisar como as teorias piagetianas e vigotskianas podem contribuir para a compreensão da interação comunicativa na Educação Infantil em contexto pandêmico. Para este propósito, a metodologia está sendo elaborada a partir de uma pesquisa de cunho bibliográfico, e através do tipo Estado da Arte. Diante do exposto, para o referencial teórico foram consultadas as obras de autores tais como: Piaget (2004; 2005; 2020; 2021), Vigotski (2000; 2001; 2007) e Vygotskii; Luria; Gil (2010). Os resultados mostram que as interações criança-criança, adulto-criança e adulto-meiocriança, são fundamentais para o desenvolvimento sensitivo, motor e cognitivo. Este estudo baseado nas teorias piagetianas e vigotskianas também confirma que, o fechamento das escolas devido à pandemia, e o afastamento social das crianças na Educação Infantil, deixaram lacunas nas aprendizagens dos educados, exigindo do professor um novo olhar e propostas para o ensino em sala de aula. Portanto, considera-se que a partir desse trabalho, motivaremos o leitor a refletir como as concepções apresentadas podem coadjuvar na Educação Infantil, mostrando o quanto a interação é um dos fatores essenciais para o progresso da vida. Sinaliza-se, então, a necessidade de descobrir novas direções no que se refere às práticas do professor em sala de aula; no levantamento de informações sobre as futuras defasagens cognitivas que surgiram ou poderão surgir na vida dos educandos pós pandemia e, na ampliação de novos conhecimentos.
Abstract: The health worsening caused by the new coronavirus caused several changes in the Brazilian educational scenario. As a result of isolation and social distancing, many school institutions, especially those that are part of the first stage of Basic Education, had to adhere to a new teaching model so that students could continue their studies. In this sense, the present work aims to investigate understandings about communicative interaction in Early Childhood Education in a pandemic context, from the perspectives of Jean Piaget's Genetic Epistemology and Lev Vigotski's Historical-Cultural Psychology. For this, we seek to present who Piaget and Vygotsky were and their language studies, perform the State of the Art of the productions of both authors that were published between 2015 and 2020 in theses and dissertations, and also analyze how Piagetian theories and Vygotskian can contribute to the understanding of communicative interaction in Early Childhood Education in a pandemic context. For this purpose, the methodology is being elaborated from a bibliographic research, and through the State of the Art type. Given the above, for the theoretical framework, the works of authors such as: Piaget (2004; 2005; 2020; 2021), Vygotsky (2000; 2001; 2007) and Vygotskii were consulted; Luria; Gil (2010). The results show that child-child, adult-child and adult-middle-child interactions are fundamental for sensory, motor and cognitive development. This study based on Piagetian and Vygotskian theories also confirms that the closing of schools due to the pandemic, and the social withdrawal of children in Early Childhood Education, left gaps in the learning of the educated, requiring from the teacher a new look and proposals for classroom teaching. of class. Therefore, it is considered that from this work, we will motivate the reader to reflect on how the concepts presented can help in Early Childhood Education, showing how much interaction is one of the essential factors for the progress of life. Therefore, the need to discover new directions regarding the teacher's practices in the classroom is signaled; in the collection of information about the future cognitive gaps that have arisen or may arise in the lives of post-pandemic students and, in the expansion of new knowledge.
Keywords: Piaget
Vigotski
Interação Comunicativa
Educação Infantil
Pandemia Covid-19
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: SANTOS, Andresa Mariano Neto Gonçalves. A interação comunicativa na Educação Infantil no contexto pandêmico: compreensões a partir de Piaget e Vigotski. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1250
Issue Date: 22-Mar-2022
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0053-2022 Andresa Mariano.pdfTCC_Andresa Mariano1.07 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.